segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A evolução do português e a reforma ortográfica

O assunto que agitou o meio acadêmico neste ano de 2008 foi o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, cujo entrará em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2009, conforme decreto assinado pelo presidente Lula.
A intenção desse acordo é padronizar a língua portuguesa, facilitando o aprendizado por estrangeiros, e claro, também o aprendizado pelos nativos. Quem nunca ouviu falar que o português é uma das línguas mais difíceis de ser aprendida?
O português é falado por oito países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses, apenas Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e recentemente, Portugal assinaram o tal acordo. Número suficiente para ele ser implantado.
A grande questão era que Portugal estava hesitante para assinar o acordo. Por pressão das editoras locais, e principalmente, pelo conservadorismo linguístico do país.
Esse conservadorismo não é exclusividade dos portugueses, eu mesmo conheço pencas de brasileiros que torceram o nariz por causa deste acordo. Vou agora emitir minha opinião sobre o caso.
Eu concordo plenamente com a alteração da ortografia portuguesa! Temos que ter em mente que a linguagem não é uma entidade estática e assim como a sociedade que vive em constante transformação, a linguagem deve acompanhar o mesmo sentido. Nós, hoje em pleno século XXI, não falamos o português de Camões, assim como não vivemos da mesma forma que esse mestre da língua portuguesa. Ninguém mais no Brasil diz "Vossemecê", agora todos se tratam apenas por "Você" ou "Tu".
Para que tanto tradicionalismo? Não estamos perdendo nossa cultura e nem nossa história por adequar a língua a realidade e ajudar o seu aprendizado. Eu estudo Comunicação e minha principal ferramenta de trabalho é a linguagem, ainda hoje me sinto inseguro ao escrever, sempre preocupado com as infinitas regras gramaticais e ortográficas. Facilitará muito minha vida a simplificação do meu idioma. Fico triste sim por perder o prazer de usar o trema, de longe meu acento predileto, mas fazer o quê? Se for pelo bem da nação, então eu acato.

Lembrando que a mudança da ortografia é mínima, uma vez que apenas 0,45% das palavras brasileiras mudarão e 1,6% das palavras escritas em Portugal. Por exemplo, lá eles deixarão de escrever húmido e passarão a escrever úmido, como cá.
O português é a quinta língua mais falada no mundo, com mais de 240 milhões de lusófono. Após a ratificação do acordo, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa entrará com um pedido para que o nosso idioma seja oficializado como um dos idiomas oficiais da ONU, que hoje é composto pelo inglês, chinês, árabe, francês, russo e espanhol. Apenas com a unificação de nosso idioma que isso poderá acontecer.

Aos que não sabem o que muda, aqui vou escrever as principais mudanças descritas de forma bastante informal por mim mesmo:
- As letras K, W e Y voltam ao nosso vocabulário;
- Os tremas desaparecem;
- O acento das palavras paroxítonas de ditongo aberto ÉI e ÓI desaparecem, assim algumas palavras ficam assim: boia, colmeia, jiboia, estreia, ideia;
- Não se acentua mais palavras terminadas com ÊEM e ÔO. Ex: lêem fica leem, crêem fica creem, vôo fica voo, enjôo fica enjoo;
- Não se diferencia graficamente PÁRA (verbo parar) de PARA, PÊLO de PELO;
- Mantém a acentuação dos verbos que sinaliza plural: tem/têm, vem/vêm, mantém/mantêm;
Uso do hífen:
- Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciado por H. ex: super-homem, anti-higiênico (exceção: subumano, perde-se o H neste caso);
- Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. ex: autoescola, agroindustrial, coautor, infraestrutura, semianalfabeto;
- Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S. ex: minissaia, antirrugas, antissocial;
- Usa-se hífen diante da mesma vogal. ex: micro-ondas;
- Usa-se hífen com os prefixos: ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró;

O site IG está disponibilizando gratuitamente um Guia Prático da Nova Ortográfica elaborado pelo entendido Douglas Tufano, deixarei aqui o link para vocês poderem baixar e consultar sempre que pintarem uma nova dúvida.
http://images.ig.com.br/hotsites/reforma_ortografica/Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf

A partir de hoje todos meus textos aqui e de qualquer outro veículo estarão adequados na nova ortografia.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Receita de bolo - Claire Feliz Regina

Conheci uma mulher chamada Claire Feliz Regina por causa do Gilberto Dimenstein.

Ela é uma senhora de 80 anos e ao completar 79 decidiu tornar-se poetisa. Claire trabalhou 50 anos como funcionária pública na Receita Federal e por necessidade de dissipação quis escrever um livro.
Pediu as contas do trabalho e colocou as mãos na massa. Sua idéia inicial era escrever um livro de auto-ajuda para as mulheres, mas sua prosa era toda rimada, tentou mudar de técnica e começou a escrever poesias. Algumas de teor sexual e outras sobre o amor, sobre a vida.
Ela reuniu 100 poesias e em breve lançará o livro “Meu jeito de falar”.
Com vocês uma poesia adorável de Claire Feliz Regina.



Receita de bolo

Meu vizinho queria fazer um bolo,me pediu a receita
Eu não tinha a receita, mas eu tinha vinte anos
Fui ajudar
Não tinha farinha para ele amassar com as mãos
Ofereci meu corpo, ele amassou
Não tenho açúcar, ele me disse
Ofereci meus lábios, ele beijou
Ele era bom cozinheiro
Pôs o leite pra ferver
O leite fervia no meu corpo inteiro
Nós dois queríamos fazer o bolo, mas e a receita?
Ele abriu o caderno, estava escrito me ama
Não fomos mais para a cozinha fomos pra cama.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

futura humilhação pública de Evander Holyfield

Sábado próximo acontecerá em Zurique, na Suíça, uma das lutas de boxe mais comentadas nos últimos tempos. O saudoso Evander Holyfield, lembrado por todos como aquele boxeador que teve uma parte da orelha decepada por Mike Tyson com uma dentada numa luta emblemática em Las Vegas no ano de 1997, voltará aos ringues para lutar com o atual campeão do mundo, o russo Nikolai Valuev.
O que chama a atenção da mídia, dos amantes do esporte e dos não amantes (meu caso) são algumas peculiaridades.
O Holyfield estava sem lutar fazia um tempinho e pediu para combater justamente com o melhor do mundo, que por sua vez está fazendo um estrago na cara de todos os boxeadores que encontra pela frente. Somando a isso que Holyfield atualmente tem 46 anos e deseja ser novamente campeão do mundo e nunca na história do esporte um homem nesta idade foi campeão e que o tal russo com cara de maligno é 24 centímetros e 45 quilos mais pesado do que Evander, eu acho isso uma loucura.
Para ilustrar meu ponto de vista basta dar uma olhada abaixo na foto, juro estou apreensivo pelo Evander Holyfield!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ronaldo no Corinthians


Ronaldo, ex-Ronaldinho, atual Fenômeno, agora é do Corinthians, mais ainda, agora é da nação corintiana.
Tudo lindo e belo, o time agora tem um dos maiores jogadores brasileiros e ídolos do futebol de todos os tempos. No momento a questão é, qual a serventia do Ronaldo para o Corinthians? Ele está machucado e sem previsão para voltar aos campos. Além do mais, o contrato dele é de apenas um ano. Supondo que ele só esteja pronto pra jogar no segundo semestre de 2009 - ganhando 400 mil reais por mês, mesmo sem jogar -, por quanto tempo ele brindará a torcida corintiana e as adversárias com seu futebol? Certamente até o final da temporada.
O mais curioso é a festa que os corintianos fizeram por ter no estaleiro um jogador do quilate do Ronaldo que foi três vezes considerado o melhor jogador do planeta pela FIFA; eu não desmereço a aquisição do time, eu sou corintiano e estou orgulhoso, entretanto, é muita festa para pouco triunfo.
Espero que o Ronaldo volte a jogar e que seja o jogo que o consagrou. Ele é uma figura injustiçada, assim como os todos os heróis falíveis, e merece voltar o topo, ainda mais se isso acontecer junto ao meu time de coração.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

o sentido da vida é o prazer

Qual é o sentido da vida?

O sentido da vida é o deleite. Vivemos para sentir prazer. Não existe outra explicação para nossa existência, já que todos os dias temos como objetivo o nosso prazer.
Existem milhares de prazeres e intenções. Creio até que a maioria da humanidade nem imagina que vive apenas para e pelo prazer.
Obviamente que não falo do prazer carnal, mas da satisfação que temos ao gozar da nossa forma predileta.
Pense no caso mais comum de vida aparentemente sem sentido. Boa parte da população capitalista vive em função do trabalho. Dedica boa parte da sua existência trabalhando para poder morar em uma residência confortável, ter um belo carro na garagem, fazer viagens vistosas e colocar os filhos no mesmo caminho oferecendo condições semelhantes. Isso por acaso é sentido de vida? Na verdade, o sentindo da vida desses milhões ou bilhões de humanos é sentir o prazer social que essa vida oferece. A grande maioria se acostuma tanto com os percalços que pensa sentir prazer na hora de dirigir o carrão ou tomar um café em Paris, o prazer real está embutido no exibicionismo e na aceitação social que esses hábitos ou conquistas oferecem.
Esse é o prazer mais comum da sociedade, mas há determinados que vivem para sentir outro tipo de prazer, vou dar o exemplo mais rápido associado à palavra prazer. O prazer sexual! Eu nunca entendi direito os pensamentos dos pervertidos. Achava superficial demais a consciência da existência desse grupo de pessoas. Vazio era meu julgamento. Se sentimos prazer no sexo, no gozo à dois, por que não fazer disso razão do nosso viver? A vida é para ser gozada, que seja então da forma mais prática e natural. Eu, Leandro Vitor, não tenho bossa para essa razão de viver, não obstante, respeito totalmente quem escolhe esse caminho para ser feliz.
Há também quem vive para a família, pessoas que colocam a felicidade familiar acima do bem e do mal, acima até da própria felicidade. Para elas, o sentindo da vida está exatamente em cuidar de seus entes. Se isso traz felicidade e prazer, quem um dia dirá que ela está errada e jogando sua vida fora?
Discordo que o sentido da vida esteja atrelado à religiosidade. Primeiro porque religião é uma invenção humana. Acredito sim em Deus e desacredito que fomos jogados neste planeta para devoção, é tão claro que vivemos apenas para e pelo nosso prazer. Contudo, não podemos deixar de respeitar as pessoas que fazem da fé e da devoção seu único sentido de vida, nem todas sentem prazer no ofício, mas, creio, que a grande maioria sim.
O complicado é cair a ficha, ou então em muitos casos, querer enxergar o que te faz feliz, o que satisfaz nossos verdadeiros desejos. Se você fosse Amelie Poulain, teu sentido de vida seria ajudar o próximo; se você fosse Jesus Cristo, teu sentindo de vida seria mudar a percepção de mundo da humanidade; se fosse Adolf Hitler teu sentido de vida seria ser o dono do mundo; se fosse Mahatma Gandhi, tua razão de existir seria buscar a paz. Mas você é você, ser único, portanto, teu sentido de vida é único e individual, não queira se inspirar em grandes nomes da História ou em pessoas próximas de você. Olhe para dentro de si e faça da tua vida uma plataforma do teu prazer. Se estiver sentindo felicidade no que é, faz e como vive, pode ter certeza que já achou o sentindo da sua vida.