sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

trocando de operadora

Dia 2 de março chegará em São Paulo a tão comentada Portabilidade Numérica, o que dará direito ao consumidor de trocar de operadora telefônica, fixa ou móvel, sem perder o número antigo.
Antigamente as pessoas evitavam trocar de operadora de celular ou até mesmo de fixo apenas para preservar o número que elas tinham há anos. Seja por contatos, seja por gosto, mas o que segurava a pessoa à antiga operadora é por causa do número, a partir de segunda-feira isso não será mais obstáculo. São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso vão integrar aos demais estados que já têm essa vantagem.
Para quem pensa que terá que desembolsar uma fortuna para trocar de operadora e manter o número está enganado, a Anatel afirmou que as operadoras poderão cobrar no máximo R$4,00 reais pela migração, a maioria das operadoras que atuam em São Paulo como a Vivo, Oi, Claro e Telefônica já adiantaram que não cobrarão pelo serviço, que será rápido e fácil, basta o usuário ir até a nova operadora, solicitar a troca de operadora, levando os documentos pessoais e em um prazo de 5 dias o processo estará realizado.
Hoje no Brasil apenas 290 mil pessoas trocaram de operadora, o que representa aproximadamente 0,2% de todos os usuários de telefonia no país.

Eu, semana que vem, farei parte dessas pessoas que trocaram de operadora. Sou cliente da Claro há muitos anos e de um tempo para cá estou tendo sérios problemas de sinal. Eu sempre falei muito bem da minha operadora, até a recomendava, porém, de um ano para cá estou juntando muita raiva dela. A todo momento fico sem sinal, onde nunca tive esse problema. Por exemplo, em meu quarto, aqui sempre tive abundância de sinal, agora vez ou outra fico sem sinal e de repente, sem mais ou menos, volta ao normal. Isso não acontece apenas em meu quarto, mas em toda a cidade de São Paulo e não só comigo que a falha de sinal é persistente. Eu já perdi ligações muito importantes por conta disso e não pretendo continuar a depender das graças da Claro.
Essa operadora mexicana está investindo muito em tecnologia e em sua marca, entretanto, esqueceu de investir na qualidade do serviço. Hoje me desligo da Claro e recomendo a todos: Não comprem serviços da Claro, são bonitos e não funcionam.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

novo visual do blog

Depois que a Andréa Martinelli me ensinou a incorporar uma figura decorativa no layout do meu blog, eu não perdi tempo e logo mudei o visual daqui.
Por enquanto não será definitiva, a escolhida é uma fotografia de um show russo chamado Slava's Snow Show que eu conferi aqui em São Paulo há uns dois anos. Essa foto, assim como o show, para mim mostra seriedade, humor, espontaneidade e uma alegria bucólica. Ela ainda é passível a várias interpretações visuais. O que significa essa grande bola que o palhaço carrega? Para mim é a experiência de vida que ele carrega consigo aonde vai. E essa tempestade de papéis brancos? São as milhares de tempestades que passamos na vida. Por que a figura de um palhaço? Os palhaços são os seres mais puros e verdadeiros, fora o dom divino de fazer inocentes rirem.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

roubos no corredor Rebouças / Consolação

Uma quadrilha de latinos americanos vindos, principalmente da Bolívia, está assaltando freneticamente nos ônibus paulistanos do corredor Rebouças / Consolação. Ao menos é o que pude atestar duas vezes ao vivo e também ouvi inúmeras vezes amigos contarem casos que assistiram ou então que vivenciaram.

Não sei ao certo se é uma quadrilha ou pessoas aleatórias, o fato é que muitos bolivianos fazem a festa nos ônibus cheios que trafegam na via que liga a zona oeste ao centro. Eles furtam celulares, carteiras, mp3 players ou qualquer outro objeto de valor que estejam no bolso, bolsas e mochilas. A técnica é discreta, como quem anda de ônibus sabe que é aquele empurra-empurra, eles aproveitam da situação e com a mão leve, batem a carteira. Eu presenciei uma tentativa quinta-feira que por minha causa foi frustrada. O assaltante sempre está bem vestido, de forma social, entra no ônibus exatamente atrás da vítima, usa uma blusa na mão, para justamente esconder os movimentos dela. Eu entrei atrás do assaltante, quando vi a cena, eu dei um tapa na mão do ladrão, pedi que a vítima colocasse a bolsinha pra frente do corpo e o assaltante para sair da situação fez de desentendido, dizia que não falava português e desceu dois pontos depois.

Essa é a tática deles, não raramente são descobertos e logo fingem não entender a situação, fazem-se de vítimas do preconceito brasileiro. Um desses bolivianos assaltantes já chegou a ameaçar uma amiga minha, que usa diariamente os ônibus e já delatou diversos desses vagabundos.

A recomendação para evitar o infortúnio do furto é ficar com a bolsa diante o corpo, nunca usar as mochilas nas costas, não deixar celular em bolsos traseiros. Essa via é realmente muito perigosa, conheço muitos casos de amigos que foram furtados. Eu que pouco uso o corredor Rebouças / Consolação já presenciei dois casos, o de quinta-feira e outro ano passado. Realmente é muito frequente esse tipo de furto, vou ainda esta semana ligar no Disque denúncia da Polícia para eles colocarem policiais à paisana e começarem a prender esse bando especializado em furtos em coletivos.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

primeiro livro

Tenho mais uma novidade de 2009! Terminei de escrever no final de janeiro meu primeiro livro. Na verdade é meu segundo, quando eu tinha cerca de quatorze anos eu escrevi um romance, porém não ficou publicável e por isso joguei fora.
Eu estava trabalhando intelectualmente nesta obra desde o ano passado e só tive tempo para me dedicar integralmente a ele neste mês de férias. O resultado ficou satisfatório, uma vez que sou extremamente exigente comigo mesmo. Eu já enviei para uma revisora amiga minha, depois que ela revisar o próximo passo será publicar o livro. Tenho a intenção de fazer ainda este semestre.
O nome do livro ainda não está definido, tenho dois em mente, por enquanto será "As brincadeiras de Mariana". O livro é um romance dramático com fagulhas de humor, escrevi de uma forma inovadora, que lembra a linguagem de cinema. Quem leu alguns trechos disse que é pura fluidez, pelo menos um dos objetivos foi alcançado.
Em breve novidades sobre o assunto.