sexta-feira, 14 de junho de 2013

relato de um protestante pacífico


Ontem participei do protesto a favor de um transporte público, digno, acessível, de qualidade, e principalmente, pelo direito democrático de protestar! Faz alguns dias que por meio das redes sociais estou demonstrando apoio ao movimento e criticando a truculência do governo acerca do legítimo direito de protestar. Para mim não fazia sentido ficar gritando pelo Facebook e não fazer nada, além disso, precisava ir até o olho do furacão e ver o que é a realidade segundo meus olhos e não segundo a imprensa ou depoimentos de terceiros.

Chegando à concentração em frente ao Theatro Municipal confesso que estava assustado, era meu primeiro protesto e sabia que a PM iria pegar pesado. Estava tudo na maior paz. Muitas bandeiras, muitos cartazes, flores e jovens heroicos em brado retumbante.  Quando começou a passeata meu coração bateu mais forte, me benzi em silêncio e caminhamos em direção a av. Ipiranga.  Três maloqueiros estavam pixando lojas e logo foram repreendidos pela maioria, inclusive por mim. Ao chegarmos na Ipiranga eu tomei um susto, éramos muitos jovens heroicos, não tinha até então noção da quantidade de pessoas. E tudo pacífico, vez ou outra alguém subia onde não devia e um coro de “Desce, desce, desce” iniciava. As pessoas nos prédios eram convidadas a participarem e a quantidade de jovens heroicos só aumentava. Eu estava surpreso com a civilidade e a entrega de todos aqueles participantes. Realmente não fazia o menor sentido intitular aquelas pessoas de bugios vagabundos, como fizeram dois dias antes.

Ao chegamos à rua da Consolação,  bem perto do Mackenzie, bombas e tiros foram voltados para os manifestantes pacíficos. Foi uma truculência desmedida. Daí em seguida foi um show de horror, jovens heroicos correndo com flores e cartazes nas mãos de policiais com escudo, cassetete, bombas e armas.  Atravessamos a praça Roosevelt e caímos na Augusta. Lá eu percebi que estava fazendo a coisa certa. Dezenas de carros parados no meio da rua, impossibilitados de andar, com vários motoristas batendo palmas, alguns abrindo os vidros e incentivando, muitos moradores nas janelas aplaudindo e cantando. A população estava finalmente acordando. (óbvio que havia motoristas com cara amarrada e bravos com toda aquela “baderna do bem”). Nenhum carro ou pessoa, repito, nenhum carro ou pessoa foi agredido. A polícia fechou a Augusta e subimos pela Bela Cintra. Ninguém ali queria guerra com os policiais, queríamos apenas mostrar a força da sociedade consciente. Novamente Tropa de Choque, Cavalaria e mais bombas estavam sendo despejados nos jovens heroicos. Era mais de 8 da noite, eu resolvi que já tinha feito minha parte por um país melhor.

Fui embora sozinho. Voltei para a Augusta, fui cercado em frente ao Ibotirama pela Tropa de Choque, junto com outros civis e pouquíssimos manifestantes, eles apontaram arma para nós, uma senhora do meu lado chorava desesperadamente, a peguei pela mão e fugimos para a Frei Caneca. Para minha surpresa havia mais policiais atirando na rua também na Frei Caneca. Recapitulando, havia Trope de Choque e Cavalaria na Bela Cintra, havia Tropa de Choque apontando armas para as pessoas na Augusta ONDE NÃO ESTAVA ACONTECENDO A MANIFESTAÇÃO, apenas pessoas como eu indo para casa ou civis sem nenhuma relação com os manifestos e havia policiais na Frei Caneca. Subi então pela Peixoto Gomide, única rua que não havia policiais e mais alguns manifestantes que não estavam protestando. O que vi de errado: alguns deles estavam chutando os lixos, fazendo isso de forma isolada não é protesto, mas foi um ato tão pequeno comparando com tudo que tinha visto até então.

Cheguei até a Paulista e não entendi porque ela estava fechada se o movimento não havia chegado ali. Muitos policiais, gritaria de civis e de longe vi uma pessoa sendo chutada por policiais. Fiquei pensando o que ela sozinha poderia ter feito de tão grave para ser chutado por vários policiais. Alguém passou gritando do meu lado dizendo que a PM estava batendo em qualquer pessoa, independente se estava na manifestação. Agora entendi porque até a imprensa foi agredida e levaram bala da polícia. A violência policial estava tão desproporcional que acabou sobrando para qualquer pessoa que estivesse na rua.
 Segunda-feira, dia 17 de junho, caso o Governo não abra para negociações (como o Ministério Público já pediu e o Governo se negou), eu estarei novamente no meio desses jovens heroicos em brado retumbante conquistando com braço forte nossa liberdade de poder sonhar por um mundo melhor, mais justo, mais seguro e mais íntegro.

Assinado,

Um protestante pacífico

terça-feira, 11 de junho de 2013

A questão não são os 20 centavos

Cresci ouvindo que a minha geração é acomodada, que somos "revoltadinhos de apartamento" e "rebeldes sem causa", que protestamos apenas na frente da tela do computador e etc.

Agora uma parte mais politizada e esperta dessa mesma geração sai à rua para lutar pelos direitos de todos nós e são taxados de vagabundos, esquerdistas, bugios revoltados, bandidos...

O Brasil está precisando de uma mudança, alguém discorda disso? Aos que enchem a boca para chamar os manifestantes de bandidos e bugios revoltados, como vocês sugerem que nasça essa mudança? Deixa eu adivinhar! Das urnas? HAHAHAHAHAHA Nenhuma mudança significativa irá acontecer sem movimentos visíveis orquestrados e intencionados por jovens/cidadãos inconformados com a nossa realidade. Foi assim na Primavera Árabe, para ficar apenas no caso mais recente e sem entrar na história do Brasil, e será assim caso queiramos de fato uma mudança substancial.

A questão aqui não são apenas os 20 centavos, é tudo muito maior, essas pessoas estão lutando pelo direito de dignidade e para dar voz ao cidadão. Cidadão, esse personagem social, que há 20 anos se encontra mudo, quase morto. Ainda que os conservadores individualistas "que andam de SUV a caminho dos happy hours dos Jardins"* queiram calar os inconformados e assim fazer prevalecer esse conformismo que assola toda a sociedade de gados que apenas reclama do Governo dizendo “imagina na Copa”, eu dou todo o meu apoio às manifestações, tanto que quinta-feira haverá outra, no mesmo bat local e bat horário de hoje e pretendo estar lá. Porque quem reclama do trânsito, do lixo queimado ou da estação de metrô depredada gerados pelos protestos, imagino que concorda com a realidade ou tem um plano mais eficiente, silencioso e limpo de como mudar para melhor. Eu não me conformo com a realidade e não tenho um plano individual mais eficaz do que um grito em coro.

*trecho retirado do ótimo texto do André Borges Lopes chamado "Jovens vão às ruas e nos mostram que desaprendemos a sonhar".