terça-feira, 20 de março de 2012

Fiat 500: pequeno, mas ordinário

Qual é a primeira coisa que vocês pensam quando pergunto quais seriam as vantagens de ter um Fiat 500?

Possivelmente irão responder:
- Design que impressiona;
- Fácil de estacionar;
- Ágil no trânsito de uma cidade cosmopolita;
- ECONÔMICO!

Eu como proprietário de um Fiat 500 1.4 Cult retirado da agência Ponto Veículos no dia 3 de janeiro de 2012 posso dizer se essas vantagens são realmente verdadeiras.

Realmente o design é um espetáculo a parte, recebo elogios sempre que paro para abastecer;
Estacionar é uma mamata, pequeninho ele cabe em vagas que normalmente carros maiores não caberiam;
O motor de 1400 cilindrados e os 88 cavalos dá agilidade ao carro nos momentos necessários, seu peso e a incapacidade de carregar muito peso faz com que o carro nunca decepcione numa subida íngreme.
Sobre ECONOMIA, agora sim começa meu texto! Se eu dissesse que meu carro faz menos de 8 quilômetros por litro com gasolina na estrada você acreditaria? Por essa razão eu tirei algumas fotos do painel do automóvel e quero provar. Em uma ocasião, quando ele tinha rodado 1924 quilômetros, estava fazendo em média 8,0 km/l, tempos depois quando estava com 4109 km/l ele PIOROU, começou a fazer 7,8 km/l.

                               Com 1924km e consumindo 8.0km/l com gasolina


    Com 4109km e consumindo 7.8 km/l com gasolina

Vocês podem questionar sobre a qualidade do combustível. Eu só abasteço em postos confiáveis e colocava gasolina aditivada, de melhor qualidade. Você podem então dizer que o problema é a pecinha atrás do volante. Contudo, meu pai que dirige há 25 anos já pegou meu carro diversas vezes e nenhuma alteração na consumação. Vivo com ar condicionado ligado? Raramente ligo, basicamente ando de vidro aberto, porque sem ar ligado ele faz 8 km/l imagine com o ar ligado...

Levei meu carro à concessionária que comprei, ele passou pelo piloto de testes da Fiat, foram feitos os testes necessários e nada de anormal foi encontrado. A sugestão que me deram: volte quando seu carro estiver com 5.500 kms rodados, assim ele amacia o motor. EM PLENO ANO DE 2012 AINDA SE FALA EM AMACIAR MOTOR? Só mesmo a Fiat.

A questão é, estou há dois meses e meio com um Fiat 500 que está gastando um litro de gasolina que custa R$2,60 para rodar 8 quilômetros. Sabe quantos quilômetros faz em média uma Hilux 4x4? Mais de 10 km/l. Sabe quantos faz uma SUV Subaru Forester com o DOBRO de cavalos do Cinquecento? 11km/l! ONZE!   

O principal motivo de eu ter comprado um Fiat 500 não foi o design ou a facilidade de trafegar na cidade e estacionar, mas sim por terem me prometido que era econômico. Eu trabalho em outra cidade, ando em média por mês 1500kms, pego rodovia todos os dias e por esse motivo queria um carro que gastasse pouco. O Fiat 500 foi uma das maiores decepções da minha vida! Paguei caro e o prejuízo que levo toda vez que paro em um posto de gasolina é maior ainda.

A Fiat não me dá suporte nenhum, pelo contrário, eu procuro ajuda e eles lavam as mãos. Como se o fabricante não fossem eles.
Lembro bem quando o vendedor me prometeu que o carro faria 16km/l na estrada, quem sabe até 18, meus olhos brilharam e eu decidi desistir do Chevrolet Agile. Na cidade a promessa era pelo menos 12km/l. Nunca que meu carro chegou perto dos 12km/l nem mesmo na estrada!

Vejam esta pesquisa do Inmetro feito para o Programa Brasileiro de Etiquetagem. Testes feito em um Fiat 500 idêntico ao meu mostraram que com gasolina ele faz 11km/l na cidade e 12,8km/l na estrada. A média que eu faço é 8... Duas coisas a dizer: obviamente meu carro tem algo errado e a Fiat não quer se responsabilizar pelo problema. Outra coisa, o vendedor me vendeu prometendo que na estrada faria 16km/l... Ou seja, me iludiu, mentiu, me passou para trás. Estou vendo maneiras de processar a Fiat montadora e a Fiat Ponto por essa situação lamentável que estou passando.

Fica aqui a dica para você que deseja adquirir um Fiat 500. A não ser que você seja dono de posto de gasolina, eu não recomendo comprar esse veículo!

Caso desejem falar comigo sobre o carro meu email é leandruuu@uol.com.br Estou colocando à venda, mas ao contrário da Fiat eu não vou mentir, direi a verdade. O consumo médio do meu carro é 8 por litro e não 16 por litro. Donos de postos de combustíveis Interessados? Falem comigo.

35 comentários:

Irrelevante disse...

Que absurdo! :(

Irrelevante disse...

ABSURDO!

Georgia Sanches disse...

Le, que merda!!! Estava pensando em trocar meu Picanto (que faz 14km/l) por um 500!!! Agora mudei totalmente de idéia!! Boa sorte!!! Bjs

Bá Scarelli disse...

Le!
Mande uma carta ou email para a seção carta do leitor do jornal do carro. Você pode ter seu escrito divulgado no jornal ganhando visibilidade do assunto e ainda, eles entram em contato com os responsáveis e também divulgam a resposta. ;)
Quem sabe não dá certo

Anônimo disse...

Amigo tá de sacanagem né......teve o trabalho de postar fotos e esqueceu que seu marcador está l/100 km e não Km/l ....leia o manual antes de fazer este post....o carro faz 10 km/l na cidade e 16 na estrada.....configura seu computador de bordo primeiro....isso é o que dá não ler o manual.....ainda mete pau...no carro......e provavelmente vai reclamar na concessonária também.....

Anônimo disse...

Aprenda antes de criticar!! 8 / 100 significa que vc usou 8 litros para rodar 100km, OU SEJA, 12,5km/l.... absurdo é não ler o manual ao comprar o carro!!

gabriel disse...

Meeeeeeu deus, cara, vc ta d brincadeira???
Vo tentar ter paciência com vc...
Olha, Faiz assim:
Primeiro: LEIA O MANUAL!!!
SEGUNDO: NÃO TA EM KM/L , ELE TA EM NORMA DOS EUA, ELES UTILIZAM LÁ O TANTO D LITROS PRA RODAR 100 KM!!!
IREI FAZER A CONTA PRA VC!!! 100 / 8= 12,5 KM QUE É NO COMEÇO O SEU CARRO TAVA FAZENDO!!!! e DEPOIS 100 / 7,8= 12, 82 KM!!!!
E pra todas as pessoas q leram o seu artigo e ainda falaram mais por cima, porfavor, parem d ser burras... Eu como proprietário de um 500 prima edizione q é motor multiair q só ando com o pé em baixo faço até mais q vc e meu carro ta com 3600 km!!!!
E se vc tiver dúvidas sobre seu carro por qualquer motivo porfavor procure agt nesses sites: http://forum.500clube.com.br/
http://www.clubedo500.com.br/

Anônimo disse...

Cara, presta atenção e corrige isso aí. Seu carro está consumindo 8 litros de combustível pra cada 100Km rodados. Mexa nas configurações do computador de bordo (com o carro parado, aperte em menu e escolha a modalidade de medição). O seu veículo está marcando o consumo em litros por 100Km. Se você quer saber quantos quilômetros ele faz por litro, ajuste isso no Menu, selecione "Km/l", e não "l/100". Antes de sair falando merda é bom ter conhecimento de causa. E sinceramente, a concessionária que lhe vendeu o carro é uma bosta. A entrega técnica do meu Fiat 500 durou cerca de 30 minutos. Um funcionário da concessionária me explicou tudo a respeito do Blue&Me, como configurar o computador...

Anônimo disse...

É brincadeira mesmo eim! O autor da postagem perde o tempo dele escrevendo essa bobagem, mas não gasta 1 hora para ler o manual e não fazer bobagem com o carro. O pior é que ainda publica suas bobagens. Lamentável.

Anônimo disse...

Cara, isso está configurado em litros por 100 km. Vc tem que mudar no computador de bordo para km por litro, o sistema que usamos no Brasil.

Anônimo disse...

O problema não é a marca, nem o carro.....

MAS SIM A PEÇA QUE ESTÁ ATRÁS DO VOLANTE!!!!!!


LEIA O MANUAL ANTES DE FALAR BESTEIRA!!!!!

Anônimo disse...

Sem palavras pra o que esse elemento fez. Gastou horas escrevendo asneiras, sem noção nenhuma do que Tava falando. Ainda bem que ele deu tiro no pé colocando
as fotos.

Anônimo disse...

Leandro Vitor, autor desse artigo, tu é burro hein!? Antes de sair falando merda perca uns 15 minutos de seu tempo para ler o manual de instruções no que condiz ao marcador de consumo, tu ta fazendo tudo errado, seu topeira! Vai estudar e deixa de ser vagabundo, animal!

Anônimo disse...

CAraio um cara desse trabalha aonde .....
que burro da zero pra ele .... vai aprende a ler manuais meu amigo ...
Lamentável ... os amigos acima ja descreveram o q eu ia dizder ...

dica- Compra um gol e faz a média na calculadora x a bomba do posto hauhuahuahuhau .....

Anônimo disse...

Cara, tú é burro heim....
E o pior, é que ainda tem gente que concorda...pra quem é estudande de comunicação e trabalha em uma grande instituição financeira, você está indo muito bem...perde uns minutinhos lendo o manual.
Aff...
é a pecinha atraz do volante mesmo...ainda compara o consumo de motores à Diesel.....

Anônimo disse...

Realmente é bem fraquinho esse cara... e a concessionária também, que não soube resolver o "problema" dele.
Onde será que esse burro trabalha??? Como conseguiu comprar um carro desse??? Vai ver que foi o papai que deu de presente.
Como já falaram aí, ao invés de perder tempo escrevendo merda e publicando, vá ler o manual do carro.

Anônimo disse...

Gente esta tudo errado!!! Isso é claramente um problema de BIOS...

BICHO
IGNORANTE
OPERANDO
SISTEMA

kkkkk

AUTOR DO BLOG disse...

Quanta violência nos comentários deste post! Pelo jeito existe algum fã clube do carro e os associados ficaram mordidos com a crítica contra o 500 e se apegaram apenas ao detalhe da unidade de medida. Obrigado por me informarem que não estava em km/l, nem tinha me atentado.

Eu já mudei a unidade de medida e coloquei em km/h. E adivinhem qual é o atual consumo do carro? 8,3km/l com gasolina e na rodovia. Já que tantos caras inteligentes, experts e que leem manuais fizeram questão de comentar, alguém de vocês poderia me explicar por que meu veículo está tendo tão alto consumo? Espero ansiosamente por soluções!

Obs: não coloquem a culpa do consumo em mim, não raramente empresto meu carro a quem dirige irrevogavelmente bem.

No link uma foto atualizada do consumo em KM/L.
http://www.2shared.com/photo/L6mwhaOb/DSC02112.html

Anônimo disse...

Faz o seguinte, venda e compre um chevete. O Meu 500 faz na estrada 16-17 fácil, e na cidade faz 12-13 mais fácil ainda.

Anônimo disse...

Cara, vc é tão songamonga que nem sabe o que ta fazendo. Tentou consertar a cagada que fez e piorou as coisas lkkkkk fica quieto que é menos vergonhoso pra vc!!! Rssrs

Gustavo Cardoso disse...

Leandro, não confunda as coisas.

Evidentemente - EVIDENTEMENTE - O SEU 500 veio com algum problema que a Fiat resiste em resolver. O problema é o PÓS-VENDA DA FIAT, que é uma bosta, como em todas as montadoras.

Não denigra a imagem do carro à toa. Vc prejudica todos os proprietários, que, sim, têm modelos que fazem 10km/l com gasolina na cidade e 14 na estrada.

Leio sobre o 500 desde que se anunciou que ele seria fabricado no México. E todas as análises apontaram para um consumo bem razoável, perfeitamente dentro da faixa da categoria. Algumas chegaram a destacá-lo positivamente. Por outro lado, nunca, jamais, li algo sobre consumo como um defeito do carro. Procure vc mesmo análises na internet.

Procure sim os órgãos de defesa do consumidor, leve seu carro em um mecânico particular, de preferência em um especialista em injeção eletrônica, e depois cobre a conta da Fiat. É o seu direito.

E um PS: AMACIAMENTO DE MOTOR NÃO É COISA DO PASSADO! Vc é que está viajando.

Meu pai mesmo comprou um Sandero há pouco tempo e a diferença de desempenho do dia em que chegou para agora que está com 8mil km é sensível. Aliás, o consumo - que também não estava lá aquelas coisas no início - teve uma boa melhora.

Gustavo Cardoso disse...

Leandro, dá uma olhada nesse link:

http://forum.500clube.com.br/t283-consumo-estatisticas

O cult manual é o mais econômico da linha. Só houve um caso de consumo ruim com gasolina. Com álcool, realmente poderia ser melhor, embora não chegue a ser tão ruim, mas com gasolina, a galera fica na média de 10 na cidade e 14 na estrada, como eu tinha falado.

Anônimo disse...

Povo pegou pesado nos comentários aqui!
Ninguém precisa ser grosso com ninguém.

Leandro, não precisava postar uma nova foto.
Só fazer os cálculos com as fotos em L/100km.

Na primeira imagem: 8L/100km = 12,5km/L
Na segunda: 7,8L/100km = 12,8km/L

Seu carro está normal! :D
Não se preocupa com ele nem os mal humorados de plantão.

Abraços!

Anônimo disse...

O povo pega pesado mesmo!
Estava pesquisando sobre o consumo do fiat 500 e vi seu blog.
Fiz minha média e até assustei, rodo muito pois trabalho em outra cidade e quase sempre o AC fica ligado, e a média tem sido de 11km/l na cidade e 13km/l na estrada. Para descargo efetuei novamente os cálculos e está correto.

Anônimo disse...

hahahahhahaha que cara burro

Anônimo disse...

Salgou a Santa Ceia?

Pelo amor dos meus filhinhos!

Mari disse...

Acredito que o seu problema, é um problema isolado, pois o meu 500 1.4 sport esta fazendo na cidade 13,3km/l e olha que minha cidade é pequena e tem rotulas em TODAS as esquinas!! Então pensa, é um acelera e freia que só vendo!! Achei que faria mais média dentro da cidade, mas lendo nos foruns observei que esta dentro da média nacional.

Anônimo disse...

BURRO!!!!

Anônimo disse...

Tenho um Renault Clio Sedan 1.6 2006 que faz 14km/l!! Queria um fiat 500, mas vi que não vai valer a pena...

Unknown disse...

Eu tenho um fiat 500... Ele fãs 16 na estrada..como o colega disse, altere as configurações do marcador...

Unknown disse...

Eu tenho um fiat 500... Ele fãs 16 na estrada..como o colega disse, altere as configurações do marcador...

Unknown disse...

Eu tenho um fiat 500... Ele fãs 16 na estrada..como o colega disse, altere as configurações do marcador...

CVT Nova Iguaçu disse...

Olá Anônimo, pelo incrível q pareça, cheguei neste site por ter procurado no gloogle uma resposta do gasto do meu 500. Só uso praticamente para levar meus filhos na escola q é pertinho, e estou gastando +/- 50,00 em três dias.

Clah disse...

O meu também faz 8km/l. Chateada.

Samuca O disse...

Amigo a postagem dele denegrindo o carro desvaloriza ainda mais o Fiat 500! É lógico q os donos de Fiat 500 vão achar ruim esse post dele!!!! E dou toda razao de criticar o fato de n ter pesquisado direito antes de falar!! Tenho certeza q n pesquisou direito! Isso aí é muito óbvio mano!