sexta-feira, 1 de maio de 2009

Julgar a aparência é correto e aceitável

Susan Boyle é atualmente o maior ícone da internet dos últimos anos. Susan, uma escocesa simpática de 48 anos, cantora amadora dos barezinhos do interior de seu país, ou como ela costuma dizer, dos vilarejos próximos de onde mora, foi tentar a sorte em um programa muito popular na Grã-Betanha, que tem como objetivo encontrar novos talentos da música.
Susan é uma mulher bastante desengonçada e nitidamente pouco bonita, porém tem uma graciosidade e simpatia que prega a atenção das pessoas. Há algumas semanas ela participou do programa britânico de novos talentos, onde os candidatos vestem suas melhores roupas, tentam esbanjar bastante estilo, tudo para impressionar os jurados - que são conhecidos pela sua severidade e maldade com os competidores - e os telespectadores. Susan foge totalmente dessa estereotipia. Ela é gorda, feia, interiorana, desajeitada e espontânea demais. Antes de começar o vídeo de sua apresentação, ela está comendo uma espécie de pão com mortadela, todos já riem, apenas porque é uma gordinha comendo em um momento pouco apropriado. Depois ela assume em frente às câmeras que é solteira, nunca beijou na boca e está desempregada. Nossa sociedade se pauta em sucesso profissional para ter sucesso nas demais áreas ou então se pauta na boa aparência para ter sucesso nas demais áreas. Susan Boyle é feia e desempregada, sendo assim, considerada um exemplo de pessoa fracassada.
Quando todos já estão rindo da pobre Susan e só faltando a cerejinha do bolo, que seria uma apresentação infame e humilhação pública para toda a Grã-Betanha, a mulher desanda a cantar. Os queixos da plateia e dos jurados maldosos e severos desabam, assim como de todos os espectadores. É uma apresentação arrepiante e próxima da perfeição. Ninguém conseguia acreditar que uma mulher tão feia e estranha pudesse ser tão talentosa.
O vídeo rodou o mundo, creio até que seja o maior sucesso virtual até então, já contabilizam mais de 700 milhões de visualizações em vários sites. Até chegou na televisão brasileira, dia desses eu estava passando em frente de uma tv durante a péssima programação vespertina e lá estava Susan Boyle cantando e convidados debatendo sobre ela.
As principais mensagens vinculadas ao vídeo são os jargões "não julgue o livro pela capa" ou então o mais direto "Não julgue as pessoas pela aparência". Sabe o que acho disso? PURA DEMAGOGIA BARATA! Impossível não julgar as pessoas pela aparência e pelo o que elas aparentam ser.
Fazemos julgamentos o dia inteiro, seja por aparência ou pelas atitudes das pessoas. A aparência faz parte da própria comunicação das pessoas. Teóricos dividem a mídia em três tipos: mídia primária, mídia secundária e mídia terciária. A Primária é o próprio corpo e sua oralidade. Nela vemos uma Susan feia, ou pelo menos fora dos padrões de beleza vigentes, e com uma fala simplória demais. A mídia Secundária são os textos visuais, a moda e toda a extensão do corpo. Susan veste-me muito mal, chega a ser esquisita. A Terciária são os meios de comunicação que tem como premissa a utilização de meios eletrônicos, como a internet e televisão, por meio dessa mídia que nós conhecemos esse ser supremo chamado Susan Boyle.
Quero dizer com tudo isso que nossa aparência é um modo de expressão e comunicação, portanto, deve-se levar em conta na hora de um julgamento prematuro. Todavia, é necessário salientar a importância de não levar em consideração final esse pré-julgamento que é instintivo. Ele existe até como mecanismo de defesa, é importante e devemos confiar nele, porém sem levar ao pé da letra, caso contrário Susan Boyle não teria sequer subido ao palco e entoado belamente "I Dreamed a dream" como vocês podem conferir abaixo.

6 comentários:

Celamar Maione disse...

Susan é uma excelente marketeira.
bjs

Mel Lüdeman disse...

Oii Le,
Concordo plenamente com as suas colocações.
Nós julgamos, uns aos outros, todo o tempo e isto é extremamente humano.

Saudades,
Um beijo.

Anônimo disse...

Não se esqueça que você também poderá ser pré-julgado. Coloque uma foto sua aí.

Anônimo disse...

Julgar pela aparÊncia irracional!

Anônimo disse...

nao pode julga as pessoas pela aparençia isso nao é certo nem correto isso é pessoas q nao tem coraçao pra julgar os outros pela aparencia!

Anônimo disse...

que si forda essa mulher julga as pessoas pela aparencia é crime!