quarta-feira, 27 de maio de 2009

marronzinhos do trânsito

Quais são as mães mais lembradas - e xingadas - do universo? Se você responder "as mães de juiz de futebol!", lamento mas a resposta está errada. Com certeza as mães mais lembradas são as dos fiscais de trânsito de São Paulo, popularmente os "marronzinhos".

Os marronzinhos são seres odiados por quase todos os motoristas da cidade de São Paulo, o que eu acredito ser uma das maiores injustiças. Alguém por acaso já levou uma multa quando estava fazendo algo que não fosse proibido? Certamente não. Sempre o motorista irresponsável estaciona o carro em lugar proibido, quando não em lugares inadequados, ou então faz conversão na contramão, fura o rodízio municipal e o que o fiscal faz? Faz seu trabalho, aplica a multa. E por isso ele é xingado? Grande injustiça!

Ninguém pensa do outro lado. São Paulo tem um trânsito caótico, alguém já conseguiu imaginar como seria sem os marronzinhos? De caótico seria intransitável. Eu sempre vejo os marronzinhos trabalhando embaixo de sol (eventualmente muito sol) e chuva (eventualmente muita chuva). Difícil encontrar algum deles fazendo corpo mole, eles realmente se preocupam com o fluxo do trânsito, é uma das autoridades que eu mais respeito, porque eu vejo trabalhando sempre.

Hoje eu fiz um flagra, durante uma chuva forte no centro de São Paulo, o acesso da avenida 23 de Maio estava tomado pela água, a avenida mais parecia um rio. E havia dois fiscais da CET no meio do alagado durante uma chuva forte orientando e ajudando para que os motoristas não se aventurassem no meio daquele rio. Será que ninguém vê isso? Os meus estudos de semiótica já me mostraram que somos mais propensos a dar ênfase nas coisas negativas, mas isso já é assunto para um outro post.






Fotos: Annie Shioli

2 comentários:

Impasse Livre disse...

Pois é leandro, mas o grande problema é que nas cidades sem indústrias como niterói, a indústria das multas subsidia os incompetentes, há casoss e casos, multas e multas! portanto , quem infringiu tem que pagar, mas e quem tem multas invenmtadas como eu as tive "falando ao celular" sem ao menos estar com celular?abs, leandro

Anônimo disse...

Pois é Leandro os os motoristas,não conhecem 1% do código de transito,fazem infração a toda hora e reclamam com os marronzinhos,policial militar e rodoviario federal tambem fazem multas mas se reclamar vai preso por desacato