terça-feira, 18 de novembro de 2008

post sobre Deus

Eu por um bom tempo tirei um período para refletir sobre Deus, divindades, em que acreditar e todas aquelas interrogações que todo ser humano em algum momento na vida pára e pensa.
Não lembro bem por que, mas eu deixei de acreditar em Deus ano passado ou retrasado. Deixei minha antiga religião, católica apostólica romana, deixei boa parte das crenças de berço e fui descobrir o mundo empiricamente.
Em um dado momento eu senti a falta de acreditar em algo maior do que a pura lógica humana e aos poucos fui cedendo aqui e acolá, mas sempre com pé atrás e com interrogações não esquecidas pela comodidade do esquecimento.
Este ano eu tive uma visita muito especial, minha melhor amiga, a Anahe, quem para mim é um exemplo, mesmo dentro dos erros que ela comete. Ela me fez enxergar, não que ela por algum segundo teve essa intenção, que precisamos realmente acreditar em algo. Não importa qual a religião, a crença ou o credo, importante é que o homem tenha uma vida espiritual sadia. Não existe civilização totalmente atéia, será isso alguma coincidência?
A Anahe me ensinou a entrar em uma igreja e rezar, agradecer, conversar com Deus, com meu Deus. Não importa se você não é católico, importa que dentro de uma igreja você esteja em silêncio e poderá se concentrar com seu todo poderoso.
Eu adotei esse costume e sempre que posso vou a uma igreja, sento, converso com Deus, agradeço e peço o que desejo. Não digo que minha vida deu uma reviravolta, apenas está nos trilhos. Eu me sinto bem fazendo isso, é um momento só meu. Também peguei o costume de rezar antes de dormir, não a reza convencional dos católicos, mas o mesmo papo informal que tenho na igreja com meu Deus.

Todavia, eu ainda não tinha entrado em consentimento interno quanto a existência de Deus. Nenhum argumento eu tinha enxergado por mim mesmo, até a noite do último sábado. Eu estava no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeiro com um grupo de pessoas e ao redor de uma fogueira com um violeiro cantando modas caipiras. Entre uma música e outra, um céu negro e estrelado, eu me peguei pensando em Deus e na nossa existência. Eu conclui que o planeta é perfeito, a vida é perfeita, tudo que não pensa é perfeito, isso só pode ser obra de alguém perfeito e esse alguém só pode ser Deus. Onde há estragos, maldade ou injustiça, pode ter certeza, têm dedo e intenções humanas. Afirmo aqui que a humanidade, com toda sua ganância e egoísmo, é o demônio da Terra. Deus é tão perfeito que nos deu liberdade para tudo, até para sermos maus e independentes dele.

6 comentários:

Celamar Maione disse...

Leandro...
Ele é tão perfeito que nos deu até o direito de não acreditar nele.
O universo é um grande pensamento.
E este pensamento é Deus.
Cada um acredita a seu modo.
O importante é esse " papo " que você vem tendo com o velhinho.
O importante é fazer bem.
O importante é seguir aquilo em que você acredita.
Continue....
Você é um rapaz de valor.
Inteligente e sensível.
Adorei seu comentário.
É muito bom ver um rapaz pensar assim.
Grande beijo pra ti.
Boas inspirações.

Anônimo disse...

Muito legal seu post sobre Deus, Leandro! E' assim mesmo que o relacionamento que Deus quer que a gente tenha com Ele... através de um bate-papo informal, de coraçao. Que vc continue nessa caminhada e que Ele traga muita felicidade a sua vida.
Abraços!

Celamar Maione disse...

Leandro....
Belo final de semana pra ti !
Beijão

Vênus disse...

Oi,Leandro
Muito boa reflxão!É isso mesmo!Esta Força Criadora que chamamos de Deus,está em toda parte,independente de religião.Nós é que temos que saber conectarmos com ele e através de nossos pensamentos,sentimentos e atitudes,teremos um manancial de força para nos ajudar a conseguir tudo de que precisamos.Parabéns pelo tema!
bjs

Bonequinha de Luxo disse...

Oi,amigo

Que bom que vc chegou a essa conclusão.
Nossa vida muda radicalmente quando damos um espaço para Deus nela.

Viajei ,mas já estou de volta pro meu aconchego...
bjs

Anônimo disse...

Demorei um ano pra entrar novamente no seu blog! Realmente, final de ano é um porre de tantos trabalhos!
Engraçado esse seu post sobre Deus, pq nesse ano abandonei a instituição religiosa que fui criada para dar mais valor à razão e ao homem. E você sabe, lá em casa minha mãe nem é religiosa, então já sabe o conflito que deu né?! Acho que a escolha individual é a religião que cada um deveria seguir. Você pode juntar o catolicismo com o espiritismo mais a igreja da Xuxa se quiser, contanto que você acredite nisso e isso te faça bem. Eu sou a favor das escolhas, fazer o que? =P
Amovocêsempre.