sábado, 7 de fevereiro de 2009

roubos no corredor Rebouças / Consolação

Uma quadrilha de latinos americanos vindos, principalmente da Bolívia, está assaltando freneticamente nos ônibus paulistanos do corredor Rebouças / Consolação. Ao menos é o que pude atestar duas vezes ao vivo e também ouvi inúmeras vezes amigos contarem casos que assistiram ou então que vivenciaram.

Não sei ao certo se é uma quadrilha ou pessoas aleatórias, o fato é que muitos bolivianos fazem a festa nos ônibus cheios que trafegam na via que liga a zona oeste ao centro. Eles furtam celulares, carteiras, mp3 players ou qualquer outro objeto de valor que estejam no bolso, bolsas e mochilas. A técnica é discreta, como quem anda de ônibus sabe que é aquele empurra-empurra, eles aproveitam da situação e com a mão leve, batem a carteira. Eu presenciei uma tentativa quinta-feira que por minha causa foi frustrada. O assaltante sempre está bem vestido, de forma social, entra no ônibus exatamente atrás da vítima, usa uma blusa na mão, para justamente esconder os movimentos dela. Eu entrei atrás do assaltante, quando vi a cena, eu dei um tapa na mão do ladrão, pedi que a vítima colocasse a bolsinha pra frente do corpo e o assaltante para sair da situação fez de desentendido, dizia que não falava português e desceu dois pontos depois.

Essa é a tática deles, não raramente são descobertos e logo fingem não entender a situação, fazem-se de vítimas do preconceito brasileiro. Um desses bolivianos assaltantes já chegou a ameaçar uma amiga minha, que usa diariamente os ônibus e já delatou diversos desses vagabundos.

A recomendação para evitar o infortúnio do furto é ficar com a bolsa diante o corpo, nunca usar as mochilas nas costas, não deixar celular em bolsos traseiros. Essa via é realmente muito perigosa, conheço muitos casos de amigos que foram furtados. Eu que pouco uso o corredor Rebouças / Consolação já presenciei dois casos, o de quinta-feira e outro ano passado. Realmente é muito frequente esse tipo de furto, vou ainda esta semana ligar no Disque denúncia da Polícia para eles colocarem policiais à paisana e começarem a prender esse bando especializado em furtos em coletivos.

17 comentários:

Andréa M. disse...

faça isso. aquele meu primeiro celular foi roubado assim! e eu ví a cara do sujeito. e depois, quando chegou a conta, tinham várias ligações para o Peru. PERUANOS e Bolivianos, dhsudhsud.
denuncie eles, Lê.

Impasse Livre disse...

pois é, e a gente deixa esses picaretas viverem em nosso áís, roubarem nosso povo e as vezes o nosso emprego.que voltem pra suas terras.Como diria, o IRA, pobre são paulo, pobvre paulista. não quero ver mais os ignorantes, eu quero ver gente da minha terra, eu quero ver gente do meu sangue. Não sou racista,nem etncico ao ponto disso, mas a escória tem que ser varrida, há os bons e maus gringos, que os bons fiquem e os maus vão pro quinto dos suburbios cucarachos de suas terras. bela atitude, que deveria ser da policia e foi muito arriscada, mas parabéns assim mesmo!

Mais uma fula da vida disse...

é uma pena que eu só tenha visto issa agora, acabo de ser mais um vítima desse bando de vagabundos que entram no nosso país pra fazer merda. E a polícia não dá conta nem dos ladrões daqui.. fdp...

Anônimo disse...

Hoje quase fui vítima de mais um deles. No ponto do Eldorado um ia levando minha carteira no bolso de trás... sorte que uma passageira me avisou... fui tirar satisfações e ele se fingiu de desentendido e desceu no próximo ponto

Anônimo disse...

Aconteceu comigo essa semana no mesmo ponto do Shopping Eldorado. Tomem cuidado!

Anônimo disse...

Hoje aconteceu isso comigo. Estava indo para o Mackenzie, mais ou menos às 13 horas. Quando saí do ônibus, uma menina veio e me falou "dois bolivianos estavam mexendo na sua bolsa. Tentei avisar, mas não deu tempo. Veja se roubaram alguma coisa!". Aí vi que tinham furtado meu celular. Ela disse que já viu isso acontecer inúmeras vezes. Nas primeiras, ela gritava para a pessoa, falando que estava sendo roubada. Mas ficou com medo de marcarem o rosto dela. Ela também disse que eles entram no primeiro ponto da Consolação e descem no ponto em frente ao Mackenzie.

Beatriz Araujo disse...

Ontem aconteceu comigo na Av. Paulista. Uma mulher baixinha enfiou a mão na minha bolsa dentro de um ônibus que peguei no corredor da Rebouças. Percebi na hora e segui a mulher, mas vi que ela parou para conversar com um homem catador de lixo reciclável, ele tinha uma carroça vermelha. Confrontei a mulher dps disso e ela até me mostrou sua bolsa, mas o celular não estava lá. Rla deu o cel pro cara do lixo certeza.

Unknown disse...

Aconteceu comigo também em 24/04/2013 na linha de ônibus Santo Amaro - Jabaquara (sentido Diadema)...eles fizeram um corredor humano e pegaram meu celular sem eu ao menos perceber....super chateada!!!!

Aline disse...

Sei que esse post é antigo, mas esses furtos continuam acontecendo. Furtaram meu iphone no ônibus 875H-10 Term. Lapa, na altura da Av. Sumaré. Lembro bem da cara do sujeito, um boliviano magrinho com cabelo "espetado". Ele estava com um casaco com capuz, parecia uma pessoa comum. Conheço outras pessoas que também foram furtadas nessa linha. Quem pega ônibus pela Av. Sumaré, Dr. Arnaldo e Cardoso de Almeida tem que ficar atento.

Anônimo disse...

Já mandei email para algumas empresas de ônibus alertando sobre isto, mas não deram bola.
Diariamente presencio isso, e por várias vezes consegui avisar a vítima! Me senti muito bem por impedir.

Anônimo disse...

Gente, eles andam aos pares, trios e são muito despretenciosos. Tem um trio que anda sempre no corredor da consolação/rebouças. Descrição: 1 alto moreno pardo e careca 2-outro cara de chileno/boliviano baixinho de oculos e 3 - banguela. Vi os três dentro do Onibus um ponto após o mackenzie, dividindo os "lucros" e dando tapinha nas costas do outro. Me deu um ódio!!

Tem um trio de 1 cara magrinho, cabelo espetado e duas meninas. Os tres bolivianos. Uma delas tem cabelo pintado de loiro. Elas dão cobertura mal disfarçadamente, enquanto ele age. Encarei outro dia e ele desceu me olhando de fora.

Não levem as mochilas e bolsas nos ombros, deixem nas mãos, bem abaixo do alcance das mãos nojentas deles.

Anônimo disse...

Pessoal........ cuidado, segundo furto que vi essa semana.
Absurdo!
Eles nunca estão sozinhos, e quem já sabe que existe, só de ficar de olho nas pessoas já da para saber.. eles ficam muito olhando para as pessoas, buscando ver o que tem nas bolsas.

Da raiva não poder fazer nada..

todo os dias eles estão no ponto do eldorado, sobem e desce mil vezes.

Anônimo disse...

Leandro, o teu post é de 2009 e este ano, 2014, fui alvo desse tipo de roubo, num ónibus da Linha 702C-10 (Jd. Bonfiglioli/ Belém), que faz o corredor Rebouças/ Consolação. O ladrão, com cara de boliviano, embarcou no ponto do Shopping Eldorado com mochila e blusa e parou na porta do ônibus. Eu sempre ando com a bolsa em frente ao corpo, fui roubada por esse cara no momento em que fui descer, no ponto da Rebouças x Brasil. Foi rápido, o bandido criou uma "muvuca"na porta e me roubou o celular. Hoje, conversando com uma pessoa que usa a mesma linha, ela disse que à pouco mais de 1 mês, também foi roubada pela quadrilha que tem cara de bolivianos. Ou seja, em 5 anos, nada mudou. País de merda.
Obrigada pelo post, pode servir de alerta para algumas pessoas.

Anônimo disse...

Bom dia! Sei que o post é de 2009, mas esse mês tentaram levar meu celular. Dois homens com cara de boliviano/peruano, no corredor da consolação. No outro dia Vi eles quando entrei no ônibus no mesmo corredor. Desceram no próximo ponto. Avisei as pessoas que estavam no ônibus e uma mulher disse que eles roubaram o celular dela no ponto do Eldorado. Um dele é mais alto, magro, cabelo espetado, o outro é mais baixo e mais gordinho. eles se vestem bem, com camisa e levam uma bolsa dessas laterais. O que será que podemos fazer?

Unknown disse...

Galera, to revoltadíssima com essa situação!
É inadmissível que esses bolivianos/peruanos safados nos furtem, roubem e nos humilhem dessa maneira!!! Onde

eu trabalho, 4 pessoas já foram vítimas dessas armações! E justamente esse boliviano ALTO DE CABELO

ESPETADO, bem vestido que estava no ônibus. Não consegui identificar outros, mas assim que minha amiga

desembarcou no ponto do Eldorado, ela percebeu que não estava mais com seu celular.
Sinceramente, estou muito indignada que essa situação, depois de CINCO ANOS, permaneça impune, mal

divulgada, sem policiamento, sem ação da população e ainda continue fazendo muitas vítimas!!!
O QUE SERÁ QUE PODEMOS FAZER?
SE algum dia eu cruzar com QUALQUER boliviano/peruano, em qualquer linha ou ponto de ônibus, vou ficar muito

esperta comigo e com os outros, e na primeira chance que tiver, vou filmar esses vagabundos!! Não é possível

que tanta gente que foi roubada não tenha feito boletim de ocorrência ou divulgado, vejam por quanto tempo

essa situação ridícula vem nos humilhando!!!! Pelo que li dos comentários, esses caras sabem ameaçar, mas na

hora de enfrentar a polícia se fingem de desentendidos e afirmam não entender nosso idioma! (Vejam este

artigo: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/05/15/por-defender-um-boliviano-virei-suspeito-de-

assalto)
Que pouca vergonha!! Saem do País deles pra fazer malandragem aqui, nos roubar, tirar nossa paz, estragar

nosso dia, tirar nosso sossego!!!!!! Minha vontade, é de linchar mesmo esses maus caracteres!!! Todos nós

embarcamos nesses ônibus para ir trabalhar e/ou estudar, acordamos cedo e voltamos tarde pra casa depois de

um dia cansativo e nos esforçamos todos os dias, damos nosso suor para alcançarmos nossos objetivos sem

prejudicar ninguém, para podermos comer, vestir e ter nossas coisas, um celular talvez, por mérito nosso! E

aí vem essa gangue, mal intencionada e muito bem organizada, e mais ainda dissimulada, pra tirar o que é

nosso!!!! Me digam se isso não é revoltante!!!!!!!!!
Temos que nos unir e agir! Assim como esses malandros se organizam pra nos roubar, nós temos que nos

organizar para pegá-los em flagrante e disseminar a ação deles aos poucos, para perceberem que não somos

TROUXAS e já estamos cansados dessa palhaçada!!!!! Enquanto acharem que estão nos oprimindo, vão continuar

com essas ações ridículas! Temos que INVERTER essa situação e mostrar pra eles que somos muito mais que

eles, estamos na NOSSA Pátria e defendemos uns aos outros!!!
Desculpem o desabafo, mas até quando vamos aceitar isso e fechar os olhos????? Hoje é seu celular, sua carteira ou seu tênis. Amanhã pode ser sua irmã estuprada, seu irmão esfaqueado, seus parentes sequestrados ou seus pais reféns dentro de casa. E aí? Estão esperando o que?

Anônimo disse...

Pessoal, faço o Caminho diariamente e sempre encontro com tais individuos, ontem mesmo encontrei com o alto magro de cabelo espetado e bem vestido, junto de uma senhora boliviana,ou seja, ele furta e repassa para ela caso alguem desconfie dele ele estará livre, eles nunca agem sozinhos, já impedi 3 vezes de furtarem bens de pessoas desatentas, andam sempre com uma blusa na mão para disfarçar os movimentos, fiquem atentos e mantenham sempre os pertences no bolso da frente e a frente do seu corpo.

Unknown disse...

Aconteceu na terça feira dia 26 de abril comigo no ônibus linha 5131-10 (cidade Ademar - pq dom Pedro) quando estava chegando na Av Paulista um homem aparentando ser boliviano ou peruano se aproximou de mim, eu estava de pé em.frente a porta, e pegou meu celular de dentro da minha bolsa, minha sorte foi que eu vi e fiz um escândalo, ele ficou negando e acabou apanhando de um rapaz que estava lá, desceu do ônibus e fugiu. Cuidado, gente!!! Eles são muito espertos e fazem sem que a gente perceba. As mesmas características bem vestido com blusa na mão.