domingo, 26 de outubro de 2008

documento sem foto na hora de votar

Acabo de voltar da eleição do segundo turno em São Paulo. Além de votar, eu fui matar uma dúvida. No primeiro turno eu levei meu título de eleitor e meu RG, imaginei que fosse necessário apresentar um documento com foto. Os mesários disseram que não era necessário apresentar, eu achei muito estranho, pois assim qualquer homem da minha faixa etária poderia votar em meu lugar.
Pensei que fosse um deslize por parte dos mesários do primeiro turno e hoje fui eu lá novamente com meu título de eleitor não plastificado e como única identificação minha assinatura. Mais uma vez dispensaram meu documento com foto. Votei e na hora de assinar eu vi que acima do campo reservado havia minha assinatura original, escrevi meu nome como normalmente e diferente de todas as outras, já que nunca consigo repetir minha grafia.

O sistema brasileiro de votação pode ser o mais moderno do mundo, mas não creio que seja o mais confiável. Se eu quiser posso muito bem pegar o título do meu irmão e votar na seção eleitoral dele, uma vez que temos candidatos diferentes. Agora eu penso, no estado do centro-oeste, no Mato Grosso, o TRE está armando um grande esquema contra compra de votos e corrupção dos eleitores. Limitaram os saques nos bancos de Cuiabá, estão vigiando as estradas para que não entre dinheiro para pagar eleitores vendidos e etc. Agora o que adianta toda essa precaução se não é exigido um documento que prove efetivamente que o título daquele eleitor é do mesmo?

Nossa sociedade é também conhecida, entre outras mil designações, como a sociedade da imagem. A visão figurou nos últimos tempos como nosso principal sentindo vital, exatamente isso que critica o escritor português José Saramago em seu livro "Ensaio sobre a cegueira". Como em pleno século XXI, com a banalização da imagem, dentro do sistema de votação mais moderno do mundo, não se exige algo tão simples, um documento com fotografia na hora de votar?
E olha que isso deveria ser exigido há muitas décadas atrás, hoje em dia se usam outros sistemas de identificação mais eficazes, como a leitura instantânea da digital dos dedos ou então da íris do olho, formas impossíveis de serem copiadas.

O que temos que fazer é exigir junto ao TSE a obrigação de documento com foto, como o RG, Carteira de Trabalha, Carteira de Habilitação ou passaporte, além claro do Título de Eleitor.

2 comentários:

Licah... disse...

Concordo...
Sempre pensei pq justamente o título não tem foto....

Bom, pelo menos o [des]controle deles "não" permite q o mesmo "títulosemface" vote mais de uma vez...

Otimo Burn's!

;D

Anônimo disse...

bom então vc imagina algumas cidades onde existe pessoas que mandam no foto dos outros, assim fica fácil de furar o bloqueio da justiça.
Outro problema tb aqui é que as pessoas tem falas muito bonitas e pré criadas mas na hora de fazer é cada um por si. Um dia aprenderemos a cobrar juntos os nossos direitos.
abraços e parabéns por mais um texto.