quarta-feira, 15 de outubro de 2008

a sabotagem da felicidade

Por que temos a sensação de que a felicidade tem dia e hora para acabar? Por que não
conseguimos viver plenamente os momentos felizes? Será que temos embutido em nós um demônio para garantir nosso quinhão de infelicidade? Se ele existe, como eliminá-lo?
O medo da felicidade é o maior entrave da humanidade. Reforço a idéia do psicoterapeuta
Flávio Gikovate que defende exatamente essa tese, a gente tem medo de ser feliz! Arrumamos mil e uma desculpas esfarrapadas ou nos escondemos, tudo por conta do sentido de vida que todos nós temos. É paradoxal, mas é real.

O medo da felicidade é um fenômeno curiosíssimo. A maior parte dos casais que se amam, que
são dão bem, que têm tudo para dar certo, se separam! Por motivos duvidosos: um é sempre
casado e outros motivos banais que não deveriam interferir na felicidade. Na cabeça das
pessoas existe um fator contrário a felicidade amorosa. Quem não tem medo da felicidade, é porque não tem a mesma.

O medo da felicidade não existe nas crianças pequenas. Você pode entupi-las de coisas que elas gostam e elas não temem pelo futuro, ela continuação da felicidade. Você pode levá-las ao parquinho, depois ao Mc Donald's, depois ao shopping center, depois tomar um sorvete e comprar um brinquedo e elas ainda vão pedir por mais! Agora se fizer o mesmo com um adulto, nas suas devidas realidades de demonstração de felicidade, ele temerá por algo ruim, porque nada de muito bom vem sozinho ou então eles não vão querer tudo, é como se fosse "aaah, não precisa tudo isso, eu me contento com menos!". Tudo por causa da iminência de uma catástrofe vinculada à felicidade.

A sabotagem da felicidade acontece em cada nova conquista.
O sujeito que tem medo da felicidade no amor, foge dela irracionalmente, entretanto, se ele disser para si mesmo “eu vou enfrentar esse medo para ficar junto da pessoa que eu gosto." Ele vai conseguir sim alcançar a felicidade plena amorosa, mas antes precisa vencer o medo, o medo de ser feliz. E quanto melhor o encaixe, maior é o medo de ser feliz.

A gente tem que enfrentar tudo na vida, principalmente o medo.
Não tenha medo de ser feliz, busque a felicidade e não fraqueje nas barreiras impostas pela vida ou então pelas barreiras que você mesmo as cria. Seja feliz! Be happy! Var glad!

5 comentários:

Anônimo disse...

Arrasoooou...]
completando... soh tem medo da felicidade quem tem medo de coisas novas, e do diferente... e outra... coisas ruins sempre traz coisas boas, crescemos com o sofrimento e com esse crescimento somos capazes de seguir enfrente e tornamos felizes mais constantemente...
Se todo dia, toda hora fossemos extremamente felizes, deixariamos de aprender com o sofrimento... seriamos meros adultos regredidos mentalmente, talvez...
beijossssss

Tati. disse...

Agora pouco,estávamos conversando sobre isso e reforço aqui nesse espaço um comentário...
A felicidade é algo atingível.Certa vez li um texto que dizia assim:"se vc teve um dia perfeito com alguem,entao vcs deram certo..msm q por 1 unico dia".Pq,então diabos,temos medo de prosseguir com as coisas?naturalmente,sem forçar nada?
Não tenho medo de expor sentimentos,ao menos tento vive-los da melhor maneira possivel.Entretanto,acredito q coisas 'ruins' trazem coisas boas.
Beijos xuxu.

Anônimo disse...

E porque será
que muitos ainda culpam a Deus por sua infelicidade?
Talvez para muito mesmo éle só exista para ter alguem a quem culpar.
Adorei o post! Só faltou o hipopotamozinho cantando dont´worry be happy!
Mto bom Le!

Anônimo disse...

A Felicidade é algo que existe dentro de nós e isto almenta conforme doamos. Quando colocamos a nossa felicidade em outras pessoas, ou em outro fator seremos sempre estaremos dando chance de ter um caminho para se iludir.
Desafios irão aparecer para testar a nossa fé e se sabemos realmente alocalização da felicidade.
Vamos viver cada segundo como se fosse o último e usar ao máximo o nosso potêncial.
abração e sucesso

Celamar Maione disse...

Leandro
Como sempre lúcido.
Difícil atravessar a barreira do MEDO....
Pois é....tá tudo confuso D+.
Adorei !
Vou pensar sobre.
Beijão