quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Claudia Andujar

Claudia Andujar nascida na Suíça, mas brasileira de coração desde que veio trabalhar no país na década de 50, é jornalista e fotógrafa, trabalhou na revista Realidade, onde deu uma guinada em sua carreira. Claudia é uma das fotógrafas brasileiras que desenvolveu a fotografia no país, inclusive na década de 70 ela ministrou cursos de fotografia.

Por conta da Realidade ela conheceu a tribo indígena Ianomâmi da Amazônia. Andujar depois dedicou parte da sua existência a fotografar os índios da aldeia. Inicialmente ela aceitou aquilo como um trabalho de documentação de uma etnia minoritária. Mas depois ela se aproximou mais e mais e passou a observar e entender quem eles eram e mostrar isso através da imagem. Claudia Andujar denunciou por meio de suas fotografias o genocídio contra os Ianomâmis e mostrou toda sua cultura. Era um trabalho muito árduo, já que os índios não gostam serem fotografados, eles acreditam que a foto rouba suas sombras, o que para nós seria a nossa alma.

Ao falar de Claudia é impossível não vincular seu nome à tribo Ianomâmi. Apesar disso a FUNAI proibiu a permanência dela entre os índios, por ela ser estrangeira e trabalhar próximo à fronteira. Só 30 anos depois que ela Fe sua primeira grande exposição com 80 trabalhos. Hoje existem os livros Yanomâmi (ambos com o mesmo nome) para quem tiver curiosidade de conhecer mais a cultura e as mazelas desses brasileiros.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sabe, isto mostra para nós como na terra existem anjos para nós aprensentar uma joia tão bela que é a nossa cutura e o nosso povo( no caso os índios).
Acho muito importante este texto e fazer nós procurarmos por assuntos assim! Meus para béns para ti pelo texto, muito legal.
Abração

Anônimo disse...

parabéns a mulher que veio lá da Suiça fazer muito pelos indigenas que poucos brasileiros fazem. Eu sei porque conheço a Amazônia e a tribo Yanomami..

Anônimo disse...

eu e 90% da sala se lascou.. peguei 5.4 na merda da prova.. proximos exames serao piores!! -.-

bjo :D

Blogueira Master disse...

Posta uma foto da moça nesse post!! :)) Bjs

Anônimo disse...

Lindo, mais um jornalista alheio ao mundo, que se vende aos agrados de qualquer estrangeiro...

Conheça o que essa moça fez de verdade pelos "Yanomamis", cara, junto com as "tão boas" ONGs internacionais...