domingo, 7 de setembro de 2008

Palhaço

O palhaço é um arquétipo muito poderoso, porque ele está presente em todas as culturas, desde os pajés, por exemplo, das tribos indígenas, que eram os malucos belezas porque ficavam possuídos pelos espíritos dos deuses e aí faziam danças estranhas, falavam línguas de outro mundo e impactavam as pessoas, curavam as pessoas.
Passa-se pelo Arlecchino na Commedia Dell'Arte, pelos Saltimbancos, aí, chega nos grandes palhaços do circo, os grandes palhaços do cinema, como Chaplin, como o Gordo e o Magro.
E, em toda essa trajetória o palhaço é sempre uma figura que causa estranhamento. E isso pode acabar em humor, isso pode acabar em surpresa, isso pode acabar em assombro.
O bobo da corte, por exemplo, ele era inteligente o suficiente para se passar por bobo só para falar as verdades que guilhotinavam a todos, menos a ele porque era só um bobo. Eu não sei... Particularmente eu acho que desde que a humanidade passou a se juntar em bando no meio deles sempre tem um palhaço. O palhaço da turma, e só verificar. [SIC]






























8 comentários:

Anônimo disse...

Gay Zine é um zine gay

Anônimo disse...

quando eu era criança eu adorava palhaços, nao pelas palhaçadas em si, mas pelas pinturas na cara..

eu era doida pra que fizessem em mim, até que um dia fizeram, tirei foto com um palhaço e perdi a graça depois ¬¬

aline disse...

e ainda tem gente que tem medo de palhaço. como pode?

Mel Lüdeman disse...

Le, eu sempre gostei de palhaços. Acho que existe uma alma palhaça (com qualquer significado pertinente - mesmo que sórdido) dentro de mim!

Bonequinha de Luxo disse...

Sou fascinada pelos palhaços...
Já fiz curso de "contadores de histórias" e uma das séries era ser "palhaço"...quase deixei minha profissão para seguir a carreira..rs
É uma delícia fazer rir..e muitas vezes até chorar..
Parabéns pelo texto,Leandro!Amei!
abraço

Aline Dior disse...

Eu tremiaaa de medo de palhaçosss...
eles sempre despertavam eim mim um pavor seim tamanho...
lembro ki a 1° vez ki vi obozo de perto. chorei horroressss hauahauahau
traumatizeiiiiiiiiiiiii!
Hj ja e diferente... graçass!
adoro...!

Celamar Maione disse...

Todo palhaço tem uma história triste para contar...
Gostei das fotos.Abs
Celamar

Anônimo disse...

Palhaço é um ser mágico, pois ele traz alegria onde existe tristeza, amor onde existe dor , um grande conforto e esperança para quem não tem.
Alma de palhaço nasce em todos nós, mas pessoas com grande sensibilidade consegue desenvolver e assim coloca para todos seres de bom coração.
Le, muito bacana o seu blog e tenha certeza que sempre estarei aqui colocando minha opinião!
Um grande abraço para ti.