sábado, 27 de setembro de 2008

artesanato indígena

Continuando na onda de defesa dos direitos indígenas eu tenho um dica para vocês.
Eu descobri há duas semanas a existência de uma loja em São Paulo da FUNAI - Fundação Nacional do Índio - que vende artesanato indígena, obviamente feito pelos índios em suas aldeias.
O nome da loja é ARTÍNDIA, está localizada na Galeria Ouro velho na rua Augusta, número 1371.
O Programa Artíndia, criado pela FUNAI em 1972, tem o objetivo de adquirir e comercializar artesanato produzido pelos diversos povos indígenas do Brasil, visando a divulgação e valorização de suas respectivas culturas. Nas sete lojas Artíndia, localizadas em seis Estados e no Distrito Federal, são comercializadas peças de cerâmica, trançados, madeira, tecelagem, dentre outras, representativas da riqueza e diversidade das culturas indígenas de nosso país. Os recursos resultantes da comercialização são reinvestidos em benefício das populações indígenas, sendo aplicados em novas aquisições e promovendo a geração de renda para as mesmas.
Para maiores informações mandem um e-mail para: artindia@funai.gov.br

4 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Acho legal os artesanatos indigenas. Mas falando em indio, eu gostaria de dizer que sou contra a muita coisa da FUNAI. Por exemplo, eles hoje vivem a nossa vida, o mundo contemporâneo, mas se eles matarem alguém não são acusados de nada. Não vejo eles como donos do Brasil. Matam pessoas, fazem guerrilhas... digo isso porque moro no Mato Grosso e aqui tem muito indio. Eles tem reservas naturais, descobrem diamantes e vendem por um absurdo. Que indio é esse? E ainda por cima estão vendendo^boa parte da nossa Amazônia para os estrangeiros.
Obrigada pela visita, amo vim aqui no seu blog! Beijos :)

aline disse...

aaai que legal! *.* vou lá comprar alguma coisa!

meu blog é intimo, mas é o unico lugar que eu consigo dizer aquilo, sabia? pq na verdade, eu não sou nenhum pouquinho explicita na vida.

Anônimo disse...

Meus parabéns Vitor pelos textos aqui postado, pois isto vai fazer as pessoas procurarem cada vez mais conhecer novas cuturas que em muitos momentos parecem ser tão distânte de nós.
Abração e até mais

.. disse...

Olá,Vitor
Legal,isso de vc se preocupar com a venda do artesanato indígena...a bela cultura está se perdendo com a invasão do homem branco em suas terras...
Li o comentário da jhennifer e fiquei refletindo que se isso acontece mesmo e se são os índios que vendem o nosso território!!!Vamos esclarecer?

Quero convidá-lo a conhecer o Blog que está nascendo hoje "Anarquistas,Graças a Deus"...escrito a sete mãos...Inclusive a "bonequinha" tem um dia dela..conhece,né?

abraço e parabéns pelo Blog