terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira

Ontem terminei de ler um dos livros mais famosos do José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira. É uma leitura adaptativa, pois ele usa poucas regras de pontuação. Em nenhum momento ele emprega dois pontos, interrogação ou exclamação. Apenas vírgulas e pontos finais.
Lendo um livro como tal é que se enxerga a diferença entre um bom e mau escritor. Bons escritores falam da essência humana, abre os olhos dos leitores, faz o convite à reflexão, os maus escritores, nem digo maus, mas os menos talentosos apenas contam histórias, faz da leitura um passatempo e não um enriquecimento da alma.

Eu classifico o livro Ensaio Sobre a Cegueira como de filosofia. Pois me fez enxergar os limites da humanidade, a repugnância e as belezas que o homem guarda dentro de si.
Ele usa muitos trocadilhos de ditados populares, pelo visto universais, sobre a cegueira. Mostra o quão cheio de significados cada um desses carrega. O melhor de tudo é o convite à reflexão que o autor oferece. Faz com que nós pensemos o que fazemos com nossos olhos, o que queremos enxergar e o que preferimos ignorar. Temos olhos não apenas para nossa sobrevivência, mas para de todos.
Esse é outro ponto interessante, o livro denuncia o quanto somos dependentes uns dos outros, ainda mais vivendo em sociedade. Se for pensar, somos um animal frágil, só estamos vivos porque em certo momento na história da humanidade as pessoas passaram a viver juntas, digo, a construir benfeitorias para o grupo, sem elas, não teríamos chegado onde estamos.

Daqui a dez dias o filme homônimo ao livro será lançado. Tem muita gente esperando por ele, eu sou deles. Aguardo pelo filme, mas não espero que seja fiel ao livro. Eu gosto muito de adaptações de livros para a telona, muitas vezes os livros são roteiros quase prontos e contém ótimas histórias. Porém, não creio que Ensaio Sobre a Cegueira dê um filmão da mesma forma que é um livrão, isso caso, como já disse, seja fiel ao livro. Posso quebrar minha cara! Adoraria se isso acontecesse. Seria uma grata surpresa. Dia 12 de setembro vejamos o que Fernando Meirelles aprontou e sano minha curiosidade.

7 comentários:

Impasse Livre disse...

Cara, realmente o filme vem bem recomendado, Meirelles é um dos expoentes da nova geração de cineastas brasileiros e Saramago é uma referência literária, um dos poucos que levam a reflexão. CXonfesso que não li o livro, mas um de nossos lá do Maldita garante ser show de bola e que a peça sobre o filme é muito boa também, parece até que está indo pra Sampa em setembro. Cara, valeu pelas dicas lá no blog, já detectamos o que tava travando o blog e retiramos coisas pesadas, agora tá naboa! abs, Leandro(hj no site nosso programa estará dispon´[ivel a partir das 17hs)

Bonequinha de Luxo disse...

Oi,Leandro
Puxa,que belo texto e que boa dica de leitura!!!
Eu adoro ler e estrou sempre fuxicando os sites em busca de novos livros..Esse está na minha lista.
abraço
*Te linkei,viu?

Jhennifer Cavassola disse...

Nossa, esse livro deve ser ótimo!
Vou anotar aqui pra comprar.

Pois é, a onda de selos foi de uns tempos pra cá, pelo menos há 4 anos quando eu tinha blog, não existe essa de selo.

:)

Beijos

ana disse...

O Livro é um clássico, mesmo! Amei. Estou ansiosa pelo filme há meses.
Muito bom seu texto.

Cuide-se,
Bjus.

Jhennifer Cavassola disse...

Deve ser legal esse livro.
Gostei do que disse e concordo.

"Bons escritores falam da essência humana, abre os olhos dos leitores, faz o convite à reflexão, os maus escritores, nem digo maus, mas os menos talentosos apenas contam histórias, faz da leitura um passatempo e não um enriquecimento da alma."
Bom fim de semana! beijos :)

Mel Lüdeman disse...

Nossa, este livro é fantástico!
Dia desses fui até campinas e visitei o museu do diálogo.
Consiste em um passeio literalmente NO ESCURO como se estivéssemos realmente cegos.
Eu e um grupo vivenciamos a sensação de andar em uma floresta, em uma cidade, entrar em uma balada, e de fato tudo é muito complicado.

Vale a dica, Le.
Entra no site do museu do diálogo e dá uma olhadinha.

Estou ansiosa para ver o filme!

Beijão.

Celamar Maione disse...

Leandro
Eu já tinha dado uma paquerada no livro e fiquei com muita vontade de ler. Seu comentário só aumentou minha vontade. Aguardo o filme. Muito boa sua resenha. Abração