segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A evolução do português e a reforma ortográfica

O assunto que agitou o meio acadêmico neste ano de 2008 foi o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, cujo entrará em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2009, conforme decreto assinado pelo presidente Lula.
A intenção desse acordo é padronizar a língua portuguesa, facilitando o aprendizado por estrangeiros, e claro, também o aprendizado pelos nativos. Quem nunca ouviu falar que o português é uma das línguas mais difíceis de ser aprendida?
O português é falado por oito países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses, apenas Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e recentemente, Portugal assinaram o tal acordo. Número suficiente para ele ser implantado.
A grande questão era que Portugal estava hesitante para assinar o acordo. Por pressão das editoras locais, e principalmente, pelo conservadorismo linguístico do país.
Esse conservadorismo não é exclusividade dos portugueses, eu mesmo conheço pencas de brasileiros que torceram o nariz por causa deste acordo. Vou agora emitir minha opinião sobre o caso.
Eu concordo plenamente com a alteração da ortografia portuguesa! Temos que ter em mente que a linguagem não é uma entidade estática e assim como a sociedade que vive em constante transformação, a linguagem deve acompanhar o mesmo sentido. Nós, hoje em pleno século XXI, não falamos o português de Camões, assim como não vivemos da mesma forma que esse mestre da língua portuguesa. Ninguém mais no Brasil diz "Vossemecê", agora todos se tratam apenas por "Você" ou "Tu".
Para que tanto tradicionalismo? Não estamos perdendo nossa cultura e nem nossa história por adequar a língua a realidade e ajudar o seu aprendizado. Eu estudo Comunicação e minha principal ferramenta de trabalho é a linguagem, ainda hoje me sinto inseguro ao escrever, sempre preocupado com as infinitas regras gramaticais e ortográficas. Facilitará muito minha vida a simplificação do meu idioma. Fico triste sim por perder o prazer de usar o trema, de longe meu acento predileto, mas fazer o quê? Se for pelo bem da nação, então eu acato.

Lembrando que a mudança da ortografia é mínima, uma vez que apenas 0,45% das palavras brasileiras mudarão e 1,6% das palavras escritas em Portugal. Por exemplo, lá eles deixarão de escrever húmido e passarão a escrever úmido, como cá.
O português é a quinta língua mais falada no mundo, com mais de 240 milhões de lusófono. Após a ratificação do acordo, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa entrará com um pedido para que o nosso idioma seja oficializado como um dos idiomas oficiais da ONU, que hoje é composto pelo inglês, chinês, árabe, francês, russo e espanhol. Apenas com a unificação de nosso idioma que isso poderá acontecer.

Aos que não sabem o que muda, aqui vou escrever as principais mudanças descritas de forma bastante informal por mim mesmo:
- As letras K, W e Y voltam ao nosso vocabulário;
- Os tremas desaparecem;
- O acento das palavras paroxítonas de ditongo aberto ÉI e ÓI desaparecem, assim algumas palavras ficam assim: boia, colmeia, jiboia, estreia, ideia;
- Não se acentua mais palavras terminadas com ÊEM e ÔO. Ex: lêem fica leem, crêem fica creem, vôo fica voo, enjôo fica enjoo;
- Não se diferencia graficamente PÁRA (verbo parar) de PARA, PÊLO de PELO;
- Mantém a acentuação dos verbos que sinaliza plural: tem/têm, vem/vêm, mantém/mantêm;
Uso do hífen:
- Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciado por H. ex: super-homem, anti-higiênico (exceção: subumano, perde-se o H neste caso);
- Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. ex: autoescola, agroindustrial, coautor, infraestrutura, semianalfabeto;
- Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S. ex: minissaia, antirrugas, antissocial;
- Usa-se hífen diante da mesma vogal. ex: micro-ondas;
- Usa-se hífen com os prefixos: ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró;

O site IG está disponibilizando gratuitamente um Guia Prático da Nova Ortográfica elaborado pelo entendido Douglas Tufano, deixarei aqui o link para vocês poderem baixar e consultar sempre que pintarem uma nova dúvida.
http://images.ig.com.br/hotsites/reforma_ortografica/Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf

A partir de hoje todos meus textos aqui e de qualquer outro veículo estarão adequados na nova ortografia.

9 comentários:

Bonequinha de Luxo disse...

Oi,querido
Passando para deeejar-lhe um 2009 repleto de boas novidades!

Adorei seu post..vou até imprimir,porque estou desatualizada..

bjs

Anônimo disse...

Le!
Como já haviamos comentado. Ainda há em mim uma barreira com relação ao assunto. Sabemos da exitencia da obsolencia tecnologica em detrimento da modernidade.
E estou me sentindo obsoleta agora, tudo que aprendemos agora de nada mais vale nossos pré requisitos para ingressar na faculdade, meses de cursinho tudo por agua a baixo.
Mais uma vez o presidente popularizando a massa, o ano que passou foi o ano em que a base da piramide virou o centro da mesma, e como podemos observar e nos indignar isso está ocorrendo também com a nossa língua.

Marcelo L Callegaro disse...

Le com cré.

reforma ortográfica? É assim que você pretende conquistar seus amantes?

Roberta Mattoso disse...

Teu post tá ótimo! Mas, mesmo assim, vou me perder nessa história, ou melhor, historia (AFF!)
Bjoks!

Bruno Silva disse...

estou me sentido um videocassete, daqui que eu me acostume. mas eu também acho que vale a pena... e toda forma de linguagem é válida.

vlw,
espero que daqui a alguns meses eu consiga me adequar.
o meu blog: www.bsproducao.blogspot.com

Danilo Corrêa disse...

as deficiências que você aponto em meu blog s foi na imparcialidade das matérias? Ah! eu não estudo jornalismo ainda,mais valeu pelas dicas velho.
abrços

Celamar Maione disse...

A mudança não foi grande.
Vai dar inclusive uma simplificada.
O trema já vai tarde ( risos ).
As editoras sofrerão com a mudança. Principalmente as pequenas.
Quanto a mim, dou uma olhada num dicionário quando surgir uma dúvida ou outra.
O que aliás,faço sempre.
Ele existe pra isso.
Beijão e ótimo 2009 !

Vênus disse...

Olá,amigo
Sabe,sempre fui boa em Língua Portuguesa,mas sei que precisamos ler muito e estar sempre atualizada.Não vi vantagens nenhuma nas novas mudanças...pelo contrário,só vieram confundir..pq não simplificaram acabando com o ch,com os dígrafos e com outros fonemas que já possuem no alfabeto??K,W e Y pra quê?
Mas,vamos lá,estudar as novas regras....obrigada pelo resumo!

Estou de volta em meu Blog pessoal e no Anarquistas...apareça!!

bjs

Bru_jornalista disse...

Achei muito legal vc comentar da reforma ortográfica, pq eu mesma tinha algumas dúvidas e vc esclareceu!
Muito bom Le!

e...estou com um blog novo e gostaria muito que vc desse uma olhada para me ajudar a me orientar melhor, mudar alguma coisa que precisa...
Me inspirei na sua dica aquele dia na apresentação do Lucas! Brigada, viu! mt legal.