terça-feira, 2 de dezembro de 2008

o sentido da vida é o prazer

Qual é o sentido da vida?

O sentido da vida é o deleite. Vivemos para sentir prazer. Não existe outra explicação para nossa existência, já que todos os dias temos como objetivo o nosso prazer.
Existem milhares de prazeres e intenções. Creio até que a maioria da humanidade nem imagina que vive apenas para e pelo prazer.
Obviamente que não falo do prazer carnal, mas da satisfação que temos ao gozar da nossa forma predileta.
Pense no caso mais comum de vida aparentemente sem sentido. Boa parte da população capitalista vive em função do trabalho. Dedica boa parte da sua existência trabalhando para poder morar em uma residência confortável, ter um belo carro na garagem, fazer viagens vistosas e colocar os filhos no mesmo caminho oferecendo condições semelhantes. Isso por acaso é sentido de vida? Na verdade, o sentindo da vida desses milhões ou bilhões de humanos é sentir o prazer social que essa vida oferece. A grande maioria se acostuma tanto com os percalços que pensa sentir prazer na hora de dirigir o carrão ou tomar um café em Paris, o prazer real está embutido no exibicionismo e na aceitação social que esses hábitos ou conquistas oferecem.
Esse é o prazer mais comum da sociedade, mas há determinados que vivem para sentir outro tipo de prazer, vou dar o exemplo mais rápido associado à palavra prazer. O prazer sexual! Eu nunca entendi direito os pensamentos dos pervertidos. Achava superficial demais a consciência da existência desse grupo de pessoas. Vazio era meu julgamento. Se sentimos prazer no sexo, no gozo à dois, por que não fazer disso razão do nosso viver? A vida é para ser gozada, que seja então da forma mais prática e natural. Eu, Leandro Vitor, não tenho bossa para essa razão de viver, não obstante, respeito totalmente quem escolhe esse caminho para ser feliz.
Há também quem vive para a família, pessoas que colocam a felicidade familiar acima do bem e do mal, acima até da própria felicidade. Para elas, o sentindo da vida está exatamente em cuidar de seus entes. Se isso traz felicidade e prazer, quem um dia dirá que ela está errada e jogando sua vida fora?
Discordo que o sentido da vida esteja atrelado à religiosidade. Primeiro porque religião é uma invenção humana. Acredito sim em Deus e desacredito que fomos jogados neste planeta para devoção, é tão claro que vivemos apenas para e pelo nosso prazer. Contudo, não podemos deixar de respeitar as pessoas que fazem da fé e da devoção seu único sentido de vida, nem todas sentem prazer no ofício, mas, creio, que a grande maioria sim.
O complicado é cair a ficha, ou então em muitos casos, querer enxergar o que te faz feliz, o que satisfaz nossos verdadeiros desejos. Se você fosse Amelie Poulain, teu sentido de vida seria ajudar o próximo; se você fosse Jesus Cristo, teu sentindo de vida seria mudar a percepção de mundo da humanidade; se fosse Adolf Hitler teu sentido de vida seria ser o dono do mundo; se fosse Mahatma Gandhi, tua razão de existir seria buscar a paz. Mas você é você, ser único, portanto, teu sentido de vida é único e individual, não queira se inspirar em grandes nomes da História ou em pessoas próximas de você. Olhe para dentro de si e faça da tua vida uma plataforma do teu prazer. Se estiver sentindo felicidade no que é, faz e como vive, pode ter certeza que já achou o sentindo da sua vida.

5 comentários:

Luciano Costa disse...

tem até uma música "tudo o que a gente faz é pra ver se come alguém", do Velhas Virgens. Concordo em 50%. Porque os outros 50% são pra ver se ganha dinheiro.

Vc já assistiu Clube da Luta? Dá pra pensar bem sobre "sentido da vida" depois de ver.

Celamar Maione disse...

Texto filosófico, amigo ?
Acredito que o sentido
da vida é a busca da felicidade.
E cada um tem uma visão diferente
do que seja felicidade.
O que pode ser bom pra você, pode
não ser pra mim e vai por aí.
Acho válida essa busca.
Desde, é claro, que o direito
dos outros seja também respeitado.
Grande beijo

Flávia Cunha disse...

É isso!
Não importa o que lhe dá prazer, se isso faz você feliz.
Ótimo texto.
Um xero.

Anônimo disse...

Amigo, faz alguns meses que trabalho nesse idéia de forma claro reflexiva. Acredito que tudo oque buscamos está ligado com prazer, desde atos onde se espera um sentido contrário com uma doação por exemplo.
Não consigo alegar que só fazer oque nos dá prazer, mas esse é o único sentido da vida( mesmo qdo se busca a felicidade que não deixa de ser prazer ) caso queria refinar melhor essa idéia entre em contato.

thais yumi disse...

To descobrindo o meu sentido da vida junto com você, você faz e é parte dos meus prazeres!
Lindo texto Lê!
Beijão!