segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

bando de ignorantes


Hoje eu tive que acompanhar uma pessoa em um posto de saúde e como já esperava, os pacientes de lá eram todos previsíveis, pessoas de certa idade, a maioria mulheres e todos com feições de conformados.
Eis que apareceu pelo corredor uma senhora, aparentemente mais velha do que as demais, comunicando-se com as pessoas, reclamando de não sei o quê e caminhando com propriedade. Ela fugia do padrão daquele local, logo descatou-se em meio daquele lugar-comum de pessoas e atitudes vazias. Conversou com dois ou três conformados e esses apenas a olhavam com silêncio sepulcral, no máximo depunharam um sorrisinho amarelo de consentimento para não parecer mal educados.
Inicialmente pensei que aquela velha tinha problemas psíquicos, logo prestei mais atenção ao que ela dizia, eram algumas informações desencontradas, todavia, com significados completos por si só.
Ela dizia ter 90 anos e meio, usava um vocabulário primoroso, não errava uma concordância e não demonstrava ser mais uma das demais.
Meus ouvidos ficaram atentos as suas palavras, comecei a saber quais eram suas críticas, essas muito bem intencionadas; ela reclamava por ela e pela humanidade, reclamava pelo o que todos ficavam calados quando deveriam também queixar-se.
Logo os conformados a julgaram esclerosada, ninguém obviamente abriu o bico, ninguém ali tinha discernimento a altura daquela senhora de cabelos branquíssimos. Ela percebendo ou lendo a mente dos outros logo bradou: "Bandos de ignorantes!".
Ela chamou de bando de ignorantes todos que não moviam uma palha, que não soltavam uma sílaba, que não faziam um gesto por um mundo melhor. Ela exigiu naquele momento um mundo melhor, não para ela, mas para a garotinha de poucos menos de 6 anos que estava ali, sentada, ao lado da mãe conformada.
Minha vontade era aplaudir aquela senhora, certamente eu seria taxado silenciosamente como um outro esclerosado, invés de aplaudir, tirei uma foto e escrevi este texto.
O que depender de mim, farei do mundo um lugar melhor para mim, para aquela sábia senhora de quase um século de vida e para aquela garotinha de 5 anos. Pequenos gestos são capazes de grandes transformações.


2 comentários:

*KarinaG* disse...

Fiz meu pré-Natal num posto de saúde (UBS). Não tenho do que reclamar... inclusive era atendida no horário!
Mas... concordo que se algo está errado o certo é lutar para mudar!
^^
Besos

Lua disse...

Lê!! Vc escreve muito garotooo!! Achei se blog pq a Ká indicou 6 num post dela e o seu estava lá!!
Tb queria poder mudar o mundo Lê... Pelo menos uma parte vc está fazendo...^^