quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Jequitinhonha, infância à venda

Ontem eu estava assistindo o SBT Brasil que está apresentando uma série especial chamada “Jequitinhonha, infância à venda”. Logo de início fiquei perplexo com um dos testemunhos mais marcantes que assisti em toda minha vida, de uma menina dizendo que entregava o corpo para clientes quaisquer a pedido do pai para comprar comida, começando com isso aos 15 anos e recentemente descobriu estar com AIDS.

A reportagem é um verdadeiro tapa na cara da sociedade que mascara alguns dos seus problemas, que muitas vezes não estão escancarados. Afinal de contas o Vale do Jequitinhonha, região onde foi gravada a série sobre a infância e a prostituição, é conhecido por ser uma das regiões mais carentes do país, com seu IDH abaixo da Bolívia e escondido no norte de Minas Gerais.

Ao terminar de assistir a primeira reportagem, antes mesmo de terminar, uma repugnância tomou conta de mim. Tantas vidas desperdiçadas, tantas vidas desconsideradas, crianças se prostituindo por cinquenta centavos, famílias inteiras no ramo da prostituição por sobrevivência, meninas com AIDS e ainda assim trabalhando na rua sem a menor proteção. É de ser ver e revoltar-se.

A reportagem me lembrou um filme brasileiro que mexeu muito comigo, que só de lembrar, me deixa arrepiado, o filme em questão é “Anjos do sol” e conta a história de crianças aliciadas em regiões pobres como o Vale do Jequitinhonha e vendidas como mercadoria. Quem vende? Os próprios pais. Quem compra? Pessoas poderosas do interior do Brasil. Quem nunca assistiu, procure na locadora Anjos do Sol de Rudi Lagemann. Eu preferia acreditar que aquilo era pura ficção, infelizmente não é e a prova disso é o que retrata a reportagem do SBT Brasil.
A série foi feita por Sérgio Utsch e equipe, por enquanto assisti apenas a primeira, hoje e durante a semana assistirei ao restante. Eu sugiro que quem puder, assista também, a revolta será simples consequência.

SBT Brasil, com Carlos Nascimento, todos os dias às 21h00.
Para quem perdeu ontem a primeira reportagem, já está disponível no UOL a matéria na íntegra. E aqui no meu blog também.




3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, Le...esse tipo de coisa me deixa indignada!
Acho uma vergonha para o país.
Infelizmente não posso assistir por nao ter SBT em casa...mas assim q tiver uma oportunidade quero ver, se bem q nao tenho muitas esperanças já q vc disse q termina amanha. Mas veremoss...
Muito legal esse post!
bjinhussss

Daniel Leite disse...

É lamentável o quadro social por que passa o Vale do Jequitinhonha. Tanto é assim, que, em uma divisão alternativa do Brasil (em três partes), a região é englobada pelo Nordeste, em virtude das semelhanças socioeconômicas. Centro-Sul e Amazônia são as outras subdivisões.

O Brasil não pode se acomodar diante de um determinismo climático. A seca, por si só, não pode ser desculpa para que crianças passem fome ou contraiam o vírus da AIDS.

Até mais!

Anônimo disse...

propet shoes sandals virginia food and money not school