quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Hi Brazil

Eu cresci aprendendo que o Brasil foi descoberto sem querer por Pedro Álvares Cabral e que seu primeiro nome foi Ilha de Santa Cruz. Posteriormente o nome do nosso país foi trocado por Terra de Vera Cruz, para enfim chegar ao atual Brasil proveniente de uma árvore nacional chamada pau-brasil.

Tudo lenda...
Na verdade a Europa e, sobretudo, Portugal sabiam da existência do nosso território antes de 1500. E essa história do Brasil se chamar assim por conta do pau-brasil é outra bobagem. O nome dessa árvore tem a mesma origem do nome do nosso país.
Existia uma lenda na Idade Média que dizia que havia três ilhas encantadas e escondidas. Essas três ilhas se chamavam São Brandão, Prestes João e Hi Brazil. Nelas ninguém trabalhava (naquela época era considerado indigno o trabalho), todos se alimentavam abundantemente e inclusive a comida caia na boca das pessoas, tornando-as gordas (na IM ser gordo era considerado saudável e bonito). Além disso, eram ilhas quentes e libidinosas. Ao contrário da Europa, um continente gélido e imaculado.
A lenda dessas ilhas sempre mexeu com a imaginação européia, era tido como o paraíso na Terra. Quando o novo mundo foi encontrado, um pedaço dele foi nomeado como Brasil, vindo de Hi Brazil. (claro que isso levou um tempo) Comparações com a lendária ilha não são poucas, ambas são quentes, terras férteis, os índios aqui andavam nus... O nome do pau-brasil também advém desse mito.
Hoje nosso país tem uma imagem no exterior bem parecida com a descrição de Hi Brazil. Pensam que somos todos promíscuos e vagabundos (hoje em dia não trabalhar é visto de maneira negativa). Essa imagem tem toda uma história, não é reflexo da realidade, pois nós sabemos muito bem como somos. Obviamente que somos muito mais calorosos que os europeus, mas estamos longe de sermos o que o imaginário deles desenham.

Outra curiosidade interessante em relação ao nosso nome é a conotação religiosa. Como disse no início do texto, nossos dois primeiros nomes foram Santa Cruz e Vera Cruz, isto é, nomes cristãos, com relação ao céu e o bem (suas representações). Depois viemos a nos chamar Brasil, que sua etimologia vem de braza, calor, uma relação pagã com o inferno.

3 comentários:

Natália Karpischek disse...

cultura brasileira (L)

Impasse Livre disse...

Não sabia disso...como disse natália, pura cultura brasileira ´´e por isso que sempre to por aqui...tá linkado lá fera..pra não esquecer e voltar semnpre! abs, leandro

ana disse...

Muito bom levantar a questão, final, esta é uma corrente da história que é pouquíssimo divulgada. Afinal, há quem acredite que o Brasil, foi encontrado por um mero acaso, e há quem diga que foi descoberto mesmo.
Adorei a matéria!!
Beijos.