sexta-feira, 1 de agosto de 2008

importância dos debates políticos

Não sei se isso acontece apenas comigo, mas em todos os debates políticos televisivos eu rio deliberadamente.
O cinismo em alguns casos é extremo. Se pergunta algo e responde o que bem entender, se acusa de algo e o político se faz de vítima. Os candidatos decoram números que seus assessores reuniram e soltam como se realmente tivessem conhecimento do que dizem, como se pudesse resumir política em números, muitas vezes, duvidosos.
Os eleitores devem priorizar esses debates na hora de escolher seu candidato e não as chamadas do horário político. Esse segundo é tudo feito por marqueiteiros especializados que criam jingles grudentos, mostram cenas de comoção e fazem todo um marketing em torno do candidato, fazem o eleitor acreditar que ele é demais e na verdade, nesses comerciais e programas partidários, ele é apenas um boneco, um modelo, que faz o que pedem.
Nos debates eles são altamente instruídos, decoram frases de impacto, mas na hora do "vamos ver", em alguns momentos a máscara cai e o candidato está ali nu, ele mesmo com suas idéias e, principalmente, argumentos. É exatamente nessas horas que eu rio, quando o candidato se mostra quem é.

2 comentários:

Anônimo disse...

será q nesse debate a marta falará "relaxa e goza??"

Anônimo disse...

Ontem mesmo, o debate da BAND para a prefeitura de SP mostrou o quanto ser político no Brasil tornou-e algo profissional. Infelizmente, o que vimos ontem não é debater, e sim, como você mesmo disse, uma obra de marketeiros.

Mas isso não pode limar nosso interesse pela política. APesar da tragédia de ontem, nem tudo foi ruim. Tivemos alguns destaques positivos, sobretudo a Soninha, sempre segura, preparada e bem informada para falar sobre os problemas de SP. Não votarei nela, mas ao menos é um sopro de esperança.